Revista LOJAS Papelaria - Edição 263

CARTUCHOSCOMPATÍVEIS Expectativa de crescimento Novos equipamentos edemandapor impressãogeramboas perspectivas para o segmentode impressão Omercadode impressão vem apresentandoqueda nas vendas dos equipamentos nos últimos anos, e isso se deve a vários fatores, inclusive à crise política e econômica no Brasil. Dessa forma, tanto omercadode suprimentos origi- nais como ode compatíveis e de remanufaturados depen- demdos lançamentos e do consumode suprimentos dos novos equipamentos. Com essa queda, explica Vanessa Fialho, gerente de produtos daMaxprint, todos são afetados,mais especifica- mente os suprimentos dasmarcas das impressoras. “Para omercadode compatíveis e remanufaturados o impacto é menor, já que são suprimentos ofertados aomercado com um customuito abaixodos suprimentos originais.” Por outro lado, contrariando a previsãode especialistas que diziamque a utilizaçãode papel iria diminuir gradativa- mente devido às novas tecnologias, omercadode impres- são tem crescido, emuito, observaDaniloAngi, gerente de produtodaMultilaser. “Para nós, daMultilaser, oprincipal fator que impulsionou esse crescimento foi a utilizaçãode cartuchos de tinta remanufaturados.” Angi destaca tambémque omaior acessodopúblico aos equipamentos de impressão tem favorecido essemercado. “Hoje emdia, boa parte da populaçãopossui uma impres- sora em casa para suas necessidades diárias. Obviamente, o mercado corporativo continua sendo oprincipal consumi- dor de cartuchos. Houve uma grande evoluçãodomerca- dode cartuchos, onde temos, inclusive, empresas especia- lizadas somente em outsourcingde impressãopara outras empresas. Essas empresas alugam impressoras, repõem cartuchos,mantém os equipamentos etc.” Embusca de custobenefício De acordo comVanessa, os consumidores corpo- rativos, nos últimos dois anos, tiveramque segurar os investimentos para a substituiçãodos seus equi- pamentos de impressão a laser e começaram a rever os custos operacionais com suprimentos origi- nais. “Nestemomento, forambuscar os suprimentos ‘compatíveis’ que tivessem excelente qualidade e baixo custo. Portanto, a procura por suprimentos compatíveis vem crescendonos últimos anos e essas empresas, ao experimentarem, deixamde consumir um suprimentomuito caropor umque lhe atenda commelhor custobenefício.” Agerente de produtos daMaxprint lembra que a tinta sofreugrande impacto,menor que omercado de laser,masmesmo assim apresentou uma queda em venda expressiva em2016 se comparada com anos anteriores, “pois o consumidor dos cartuchos de tinta observouque os originais estãomais caros, e no momentoque a economia brasileira apresenta taxas de reduçãode poder de compra esse consumidor, que antes usava o original, também começou a optar por um suprimento com umpreçomais justo.” O comportamentodos brasileiros em relação à esco- lha por equipamentos de impressão também sofreu algumasmudanças, pois eles estãomais exigentes por equipamentos com umamaior automação, inteligentes, compactos e com suprimentos com preçosmais justos, observa Vanessa. “Sabemos que os investimentos por parte dos fabricantes de impres- soras para novos equipamentos commais funções, mais rápidos e commenor consumode energia são acrescidos nos preços dos equipamentos, e prin- cipalmente dos suprimentos,mas com onível de competitividade nomercado, alémda crise política e econômica, não é possível ofertá-los aos níveis de preços altos, pois é necessáriogerar o interesse pela compra. O consumidor estámais atento aos preços, e busca o compatível como umamaneira de suprir a sua necessidade.” Os fabricantes de impressoras estão ofertando equipamentos commais funções (multifuncionais), inteligentes, impressão semnecessidade cabos e dire- tamente do smartphone, emais rápidos, tantopara o mercadode laser comopara jatode tinta. “Os equipamentos que vêm tendo um crescimento e procura são as impressoras de reposiçãode tinta, popularmente conhecidas como ‘tanque’. O equi-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=