Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA Mercado mostra disposição para o segundo semestre Recuperação da confiança mostra caminho para crescimento, inclusive para novos segmentos, como gamers, por exemplo Alguns indicadores levam ao otimismo no mercado de distribuição de equipamentos e suprimentos de informática. Apesar de ser um segmento maduro, novas oportunidades também estão servindo para aumentar as expectativas do setor. Danilo Angi, gerente de produtos da Multilaser, observa que esse é um mercado estável, porém com uma demanda alta e constante. “A tendência é o crescimento de retorno financeiro com modelos de maior valor agregado que aumentam o ticket médio do produto, como mo- delos sem fio, bluetooth etc. O mercado de acessórios de informática é muito sólido, conseguimos crescer em vendas e faturamento no ano passado e também neste ano. Se o câmbio se estabilizar, não apresen- tando mais a volatilidade durante a crise, com certeza podemos crescer ainda mais”, diz ele. Rafael Montello, gerente de produtos da Maxprint, já começou a enxergar a retomada do crescimento. “Estamos sentindo os clientes mais confiantes e o aumento nas vendas já começa a dar sinais mais claros de que a economia está reagindo e as coisas estão voltando a acontecer. A nossa projeção é de um crescimento de 30% nas linhas de suprimentos e acessórios para informática em 2017.”  O que atrapalhou mesmo o mercado nos últimos trimestres, confor- me Montello, foi a crise econômica que assolou o país e que afetou diretamente o consumo, inclusive o de suprimentos. “Nesses momen- tos é preciso colocar a criatividade para trabalhar e investir no cliente. Focamos todos os nossos esforços no ponto de venda e, com isso, conseguimos crescer, mesmo na crise. A Maxprint, com 27 anos de experiência de mercado, já passou por diversas crises econômicas e adquiriu expertise de como lidar com elas.” Estratégias para diferenciação Atender às expectativas do cliente, de acordo com Montello, já é um bom começo para se diferenciar no atendimento. “Acabou aquele tempo em que o vendedor tirava o pedido, a empresa entregava e o cliente vendia. O ponto de venda está muito mais disputado e os consumidores estão muito mais bem informados. Investir em um trade marketing que funcione e manter as equipes dos nossos clientes treina- das e prontas para esclarecer as dúvidas dos consumidores são pontos- -chave para o sucesso. O atendimento, seja por televendas ou repre- sentante comercial, sempre será um diferencial e também trabalhamos para entregar aos nossos clientes um atendimento ágil e eficaz. Isso ainda se soma à nossa logística, que sempre busca efetuar as entregas no menor tempo possível. Sabemos que o estoque dos nossos cliente, hoje, é just in time e, por isso, ter entre- gas mais rápidas, permitindo que o cliente trabalhe com o menor esto- que possível na loja, é um diferencial que temos buscado.”  O gerente de produtos da Maxprint acredita que a própria retomada Danilo Angi, gerente de produtos da Multilaser

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