Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

GESTÃO *Por Matheus Gabassi Papelaria 3.0 - O futuro já chegou Você já ouviu falar em papelaria 3.0? É um conceito novo que criamos e aponta para um novo rumo. É a evolução necessária para as papelarias tradicionais. A papelaria de bairro vem sofrendo de longa data para manter o negócio estável. A papeleira, além da competição normal, muitas vezes acaba competin- do com atacadistas e até os próprios fabricantes. Essa competição desequilibrada prejudica todos da hierarquia do mercado. O elo mais fraco sai perden- do, ou seja, a papelaria. Alertar o mercado para que haja uma conscientização e respeito pela hierarquia é importante, mas se nada de novo for feito, a ten- dência é que a situação piore. Muitas papelarias podem sumir ou se tornarem negócios raquíticos e sem perspectiva. A fórmula de papelaria tradicional já não funciona como funcio- nava antigamente. É mudar ou morrer! A escolha está em suas mãos. 1 - Conflito de gerações Veio a geração X, depois a Y e o que será da papela- ria com a chegada da geração Z? Hoje temos crian- ças e adolescentes que não são seduzidos facilmente por vendedores e publicidade. Tudo comparam. Comprar pela internet é um hábito. A abordagem do vendedor já não faz tanto efeito. Os clientes sabem mais dos produtos e serviços do que os próprios vendedores. Não somente a tecnologia, mas o perfil do consu- midor está sempre mudando. É preciso diversificar, oferecer conforto e comercializar coisas que nunca antes foram pensadas. 2 - Diversificação São muitos os itens que se comercializam em uma papelaria, porém não se trata de quantas coisas se vende, mas de vender o que os consumidores querem comprar. Algumas dicas de como ampliar o leque e atrair novos negócios. Tecnologia Existe uma demanda por acessórios de informática e peças de hardware personalizadas. Não somente um mouse e teclado básico, cartucho de impressora ou cabo HDMI, mas itens customizados, principal- mente portáteis, sem fio e mobile. Pense em vender até mesmo smartphones, capas de celular, roteado- res, adaptadores wi-fi, placas de vídeo para games e outras coisas legais.  Games Game já não é mais coisa de criança faz tempo! O mercado de games é muito forte. É o terceiro maior mercado do mundo, atrás somente do mercado automobilístico e bélico. Venda os principais jogos eletrônicos de acordo com a sazonalidade. Você pode vender videogames através de consig- nação com uma loja parceira especializada. Tenha acessórios de linha gamer, controles, fones de ouvido, mouses, mouse pads, game cards, revistas gamer entre outras coisas. Presentes O mercado dos presentes é muito amplo e aqui você pode deixar sua imaginação fluir, porém faça compras estratégicas. Cuidado para não ficar com estoque parado por muito tempo.

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