Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

GESTÃO Lojas Setembro 2017 19 Brinquedos Brinquedos são legais, mas as crianças estão perdendo o interesse por jogos de tabuleiro, bonecos etc. É importante fil- trar o que se compra. Cabe às indústrias de jogos tradicionais se reinventarem também. Um brinquedo que está em alta é o finger spinner, também conhe- cido como hand spinner ou só spinner. Pets Os clientes têm animais de estimação e eles brincam! Brinquedos para cachorros e gatos são uma boa pedida. Só de cachorros e ga- tos domésticos no Brasil, estamos falan- do de aproximadamente 130 milhões de pets, sem somar pássaros, peixes e outros animais. A média mensal de gasto do brasileiro com cachorros é de R$300,00 e R$120,00 para gatos. 3 - Conveniência Aqui o objetivo é manter o cliente o máximo de tempo possível dentro da papelaria. A conveniência gera experi- ência e a experiência é o que os consu- midores modernos buscam, não apenas um produto, serviço ou preço. Papai do céu nos inspirou com os 4F (quatro efes) da conveniência: flexibilizar, fami- liarizar, frequentar e fanatizar (de fã). Você pode criar um espaço com alguns livros para leitura, uma mesa com itens que vende na papelaria para o consumi- dor experimentar, além de um petisco, água e café. Aproveite e venda doces, refrigerantes, máquina de café, salgadi- nhos etc. Disponibilize um ambiente aconchegan- te e agradável. Coloque uma televisão e de a oportunidade para o cliente testar um game por 15 minutos. Aumente seu ticket médio com o aumento do tempo que o cliente fica dentro da papelaria. Suas vendas, de forma geral, tenderão a aumentar também. Serviços grátis como wi-fi da papela- ria são bem-vindos. Terceirize outros serviços que o cliente acha que você faz e não faz. Se as pessoas dizem que você faz algo e vende algo que não faz ou vende, comece a fazer e vender! Faça parcerias estratégicas com sistemas de indicação. Torne sua papelaria um “Posto Ipiranga”, um lugar que, se não resolve o problema do cliente, sabe onde ou como resolve. É muito interes- sante a forma como a rede de postos de gasolina Ipiranga associou o conceito de conveniência para seu negócio. Obrigado pela leitura e compartilhe esta informação. São apenas algumas ideias, porém importantes para agregar seg- mentação, diversificação e conveniên- cia, a fim de gerar diferenciação. Somos percebidos quando nos diferenciamos! A diferenciação resultará em experiência e segundo a pesquisa Nielsen Shopper (2015) sobre o comportamento do consumidor, 78% dos consumidores querem ter marcas como parceiras em novas experiências de vida! Papelaria 3.0: o futuro já chegou! Forte abraço! * Matheus Gabassi é consultor de marke- ting digital e CEO da ZNK Propaganda

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