Revista LOJAS Papelaria - Edição 266

PAPO DE BALCÃO Lojas Setembro 2017 7 2017 a expectativa é de aumentar em 15% o faturamento comparado com 2016. Para as papelarias, que vêm enfrentando a forte concorrência de grandes varejos e do comércio eletrônico, a Golden deve implementar um novo modelo de negócio que chama de “reempoderamento da papelaria”, que é a implementação de um totem de comércio eletrônico no estabelecimento do cliente, onde ele não vai precisar fazer investimento algum e ainda vai receber comissão sobre as vendas feitas ao consumidor final. REVISTA LOJAS - A Golden pretende dobrar o seu faturamento nos próximos cinco anos e um dos projetos que a empresa pretende implementar para atingir esse crescimento é o totem para as papelarias. Como vai funcionar isso? FÁBIO GAIA - É a maneira como vamos estender o comércio eletrônico para a pequena papelaria, no sentido que ela possa ofertar produtos que ela não oferta no seu dia a dia. Então, ela vai ter um totem no estabelecimento, onde vai dispor de um site de comércio eletrônico com a cara da própria papelaria. E dentro desse site, ela vai poder oferecer computadores, servidores, impressoras, acessórios de informática e vários produtos que serão entregues pela Golden da maneira que o dono da papelaria achar que é melhor, na casa do cliente ou para ser retirado na papelaria, e o estabelecimento recebe uma comissão sobre essa venda. REVISTA LOJAS - Hoje, diante do cenário de crise econômica, a situação das papelarias não é das melhores. Isso pode representar uma nova forma de recuperação para esse pequeno varejo? FÁBIO GAIA - Sem dúvida nenhuma. É o que temos chamado internamente de ‘reempoderamento da papelaria’. Como vocês bem sabem, a papelaria vem sofrendo com a perda de competitividade para os grandes varejistas e para o comércio eletrônico. Com o totem entrando em operação, ela endereça de uma maneira digital aquele cliente que ela estava perdendo para um cliente que oferece essa plataforma. REVISTA LOJAS - Existe alguma contrapartida para a papelaria? FÁBIO GAIA - Basicamente, ela vai fazer negócios com a Golden e, através desses negócios, ela mantém aquele totem operando na sua papelaria. Então, só o processo de ela fazer negócios já é suficiente para manter aquele totem, aquela oferta de comércio eletrônico na sua papelaria. REVISTA LOJAS - Dessa forma, não vai haver investimento por parte do papeleiro. Quais as outras vantagens que ele vai ter com esse modelo de negócio? FÁBIO GAIA - Ele vai poder ofertar um grupo de produtos que ele não oferece, por não conhecer ou até porque custa muito caro manter esse tipo de estoque. Ele recebe uma comissão, que é forma melhor do que o modelo de compra e venda pela não necessidade de investimento em capital de giro, e ele passa a oferecer de uma forma na qual ele não conseguia fazer. REVISTA LOJAS - Em quanto tempo vocês vão formatar esse novo modelo de negócio? FÁBIO GAIA - Em 45 dias apresentaremos o protótipo e acreditamos que dentro deste ano, ainda, já começaremos a implantar em algumas papelarias-piloto para testar esse formato. REVISTA LOJAS - Foi feito algum trabalho no sentido de captar novos clientes em papelaria? FÁBIO GAIA - A base de papelarias da Golden já é bem grande, mas estamos sempre abertos. Sabemos que no Brasil a capacidade de entrar novos empreendedores é muito grande, sabemos também que é um segmento, embora difícil, mas que ainda atrai muitos empreendedores, e temos certeza que, com essa estratégia, também vamos trazer novos clientes para a Golden. REVISTA LOJAS - Como vai ser esse trabalho de implementação desse projeto? FÁBIO GAIA - Já temos uma base de papelarias grande; começaremos a selecionar a partir do lançamento do projeto, que é depois desses 45 dias e, através dessa seleção, determinar um grupo de cidades para darmos suporte mais imediato e depois fazermos uma expansão; é a maneira como vamos disponibilizar essa solução. REVISTA LOJAS - O que, hoje, o segmento de papelarias pode esperar da Golden? FÁBIO GAIA - O que durante esses 27 anos ela ofereceu: uma dedicação muito grande para poder fazer e apoiar, fazendo mais e melhores negócios com todos os clientes. A Golden se preocupa sim com o dia a dia de todos as papelarias de todo o Brasil, em oferecer novidades e um método novo para que elas possam disputar um mercado tão concorrido como este.

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