Revista LOJAS Papelaria - Edição 282

22 MARÇO 2019 - LOJAS PAPELARIA TENDÊNCIAS Após um período de forte recessão no país, a atividade econômica começa a se recuperar lentamente. No comércio varejista não tem sido diferente. Quem quer se destacar neste merca- do e sair na frente da concorrência deve ficar por dentro das principais tendências do varejo para 2019 Invista em uma estratégia digital que esteja ali- nhada com as principais tendências do mercado para fidelizar clientes e conquistar novos Confira as principais tendências do varejo para 2019. Tecnologia a serviço dos negócios - Em 2019 a tec- nologia auxiliará no aumento da eficiência e na redução de custos operacionais, proporcionan- do um aumento de produtividade e mais conver- são de vendas. O impacto será tanto em lojas físicas como no e-commerce. O desafio do setor será usar esta tecnologia para também identificar os desejos deste cliente e conseguir engajá-lo. Outro componente tecnológico, os robôs terão contato cada vez mais estreito com os clientes. Os assistentes virtuais de atendimento e os po- pulares chatbots e shopbots, estarão cada dia mais integrados ao cotidiano do varejo. Neste mundo conectado, se você quiser intera- gir com os consumidores de maneira significa- tiva e construir relacionamentos valiosos e de longo prazo, terá que atendê-los on-line. Por isso, o uso do marketing digital será essencial nessa conquista e conhecer as tendências da área ajudará a otimizar estratégias e aumentar seus impactos. Inteligência artificial para se manter competitivo - Da descoberta até a entrega, a automatização tende a estar presente em toda a jornada de compra do cliente. Antes reservados às gran- des empresas, hoje o big data, o aprendizado de máquina e os assistentes virtuais estão agora ao alcance também dos micro e pequenos ne- gócios. Esse uso representa para os varejistas a possibi- lidade de trabalhar ferramentas para controle em sua logística, gestão estratégica e outras ações que permitem reduzir os custos da operação e, As tendências do varejo para 2019 consequentemente, diminuir os preços ao con- sumidor. Além disso, permite uma adequação da experi- ência do cliente, na medida em que, com mais dados sobre o comportamento do consumidor e dos preços da concorrência, poderá criar pro- moções mais certeiras e mais curtas (flash sa- les). A ideia do “compre agora ou nunca mais” ganhará cada vez mais espaço. Na outra ponta, o consumidor estará mais à vontade para delegar grande parte de suas es- colhas para inteligências artificiais, que serão responsáveis por encontrar os melhores produ- tos, preços e experiências. A terceirização da tomada de decisões é uma expectativa que aparece em uma série de servi- ços de assinatura do tipo “pensamos em você”, na escolha de músicas, utensílios e outros. O cliente passa a confiar nas marcas para atender às suas necessidades exclusivas. Integração de lojas físicas e on-line - Integrar to- das as plataformas do negócio (e-commerce, aplicativos, lojas físicas), proporcionará uma comunicação efetiva e uma experiência cada vez mais benéfica ao consumidor, que encontra nessa integração a combinação perfeita entre a experiência de compra desejada em uma loja e a conveniência de fazer compras em casa. O consumidor deseja viver boas experiências de

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