Revista LOJAS Papelaria - Edição 282

compra onde quer que ele esteja. Assim, per- mitir logística cruzada com retirada de produtos comprados online diretamente nas lojas será cada vez mais comum. O smartphone terá um papel ainda mais signifi- cativo na jornada de compra, pois muitas vezes o consumidor inicia pesquisa de compra do pro- duto pelo dispositivo e acaba concluindo na loja física ou no computador. Um exemplo dessa integração é o IKEA Place, aplicativo para dispositivos móveis criado pela loja sueca IKEA. Ele funciona com realidade au- mentada, permitindo que os clientes vejam os móveis e itens de decoração inseridos no am- biente da casa. Experiência de compra encantadora - O espaço cada vez maior das plataformas online impacta- rá no novo papel das lojas físicas, que deverão se reinventar e se transformar em um espaço de experiência para o cliente. Personalização no atendimento, design que permite experiências sensoriais, uso de tecnologias aumentadas são exemplos deste novo conceito de loja física. O papel desempenhado pelos vendedores também será impactado, pois eles ganharão o caráter de consultores e especialistas, o que exigirá responsabilidade maior na contratação, treinamento e capacitação para colocar o con- tato com o cliente em primeiro lugar. Segmentação do mercado - A customização tem se apresentado com força e mercados de nicho se mostram cada vez mais prósperos. Isso porque os consumidores buscam um mercado que su- pra suas necessidades e desejos. Hoje, toda pessoa com um dispositivo tecno- lógico em mãos representa, para os varejistas, uma fonte de dados humana, gerando informa- ções de GPS, curtidas, pesquisas, compras, vi- sualizações. O uso da inteligência artificial será um aliado para avaliar o perfil do consumidor, ao conhecer melhor seu público, o varejista consegue ofere- cer um produto mais específico. Um exemplo é o público com mais de 60 anos, que tem aumentado no país e representa um importante mercado consumidor. Muitas vezes com seus gastos subestimados pelos profissio- nais de marketing, este público tem consumido todos os tipos de produtos e serviços novos. Encontrar soluções destinadas a eles e promo- ver boas experiências com a marca farão toda a diferença. Valorização da cultura interna - O consumidor de hoje não se preocupa mais apenas com um bom produto ou serviço, ele se envolve e recomenda marcas de varejo que criem boas culturas in- ternas e é crescente o número de clientes que olham atentos e críticos para as escolhas éticas das marcas. Em agosto de 2017, a rede brasileira Magazine Luiza revelou uma linha telefônica gratuita que permite denunciar anonimamente casos de vio- lência doméstica ou violência contra mulheres. O serviço foi lançado depois que uma funcioná- ria foi assassinada pelo marido. A linha telefôni- ca gratuita também oferece apoio às funcioná- rias que são vítimas de violência, ajudando-as a relatar seus casos à polícia. Tendências do varejo como oportunidades - Em todas as esferas, a inovação e as mudanças são cons- tantes. É preciso ter atenção para se adaptar às necessidades e saber se reinventar de forma permanente. As tendências do varejo devem ser vistas como oportunidades: para criar o próximo produto, serviço, plataforma, aplicativo, experiência ou modelo de negócio. Aproveite o início do ano e invista em uma estratégia digital que esteja ali- nhada com as principais tendências do mercado para fidelizar clientes e conquistar novos!

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