Revista LOJAS Papelaria - Edição 282

34 MARÇO 2019 - LOJAS PAPELARIA Henkel promove novos avanços em sustentabilidade Entre os avanços estão: Foco global na eficiência de recursos, contribuição ativa para a proteção do clima, compromisso abrangente para uma economia circular e embalagens sustentáveis e posições de liderança em índices e rankings internacionais A Henkel seguiu avançando na implementação de sua estratégia de sustentabilidade no ano passado. O plástico foi um dos temas em foco, no qual a em- presa busca alternativas ambiciosas em relação a embalagens para promover avanços rumo ao desenvolvimento de uma economia circular e sustentável. “A sustentabilidade tem sido uma prioridade para a Henkel há muito tempo. Esta é a 28ª vez que relatamos o progresso obtido para reduzir o consumo de recursos enquanto criamos mais valor. Fomos capazes de promover com sucesso diversos projetos, iniciativas e atividades, com o apoio da excelente colaboração de nossos parceiros”, disse Kathrin Menges, vice-presidente executiva de Recursos Humanos e Chairwoman do Conselho de Sustentabilidade da Henkel. Criando valor sustentável Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a Henkel quer criar mais valor para seus clientes e consumidores, para as comunidades onde opera e para a própria empresa até 2030, ao passo que reduz sua pegada ambiental. Nesse contexto, a Henkel apoia ativamente a implementação dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela ONU em 2015. Durante o ano passado, a Henkel alcançou os seguintes re- sultados em relação aos seus objetivos intermediários para 2020 (ano-base 2010): Menos emissões de CO2 por tonelada de produto: -25%; Menos resíduos por tonelada de produto: -29%; Menos água por tonelada de produto: -24%; Mais vendas líquidas por tonelada de produto: +6%; Mais segurança por milhão de horas trabalhadas: +17%. Em geral, a companhia aumentou sua eficiência total em 43% em comparação com o ano-base 2010 – gra- ças às atividades em cada região ao redor do mundo. A Henkel pretende aumentar sua eficiência de recursos em 75% até 2020. Contribuição ativa para a proteção do clima No marco do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, a Henkel quer contribuir ativamente para o objetivo de limitar o aquecimento global a menos de dois graus centígrados. Os esforços iniciais da empresa se concentrarão em reduzir a pegada de CO2 de sua própria produção em 75% até 2030. A Henkel também está se esforçando para obter 100% da eletricidade, que utiliza na produção de fontes renováveis até 2030. Ao mesmo tempo, a empresa quer aproveitar o potencial de suas marcas e tecnologias: A Henkel tem o objetivo de ajudar seus clientes e consumidores a poupar 50 milhões de toneladas métricas de CO2 para 2020. Compromisso abrangente para uma economia circular e embalagens sustentáveis Em relação ao desenvolvimento de embalagens, a Henkel se concentra em reduzir e reutilizar o material de embalagem, bem como aumentar o uso de ma- teriais reciclados. Como parte de sua nova estratégia de embalagem, a empresa fixou o objetivo de fazer com que 100% de suas embalagens sejam reciclá- veis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025; isso havia sido alcançado em mais de 80% de suas embalagens no final de 2018. A Henkel também quer usar 35% de plástico reciclado para a embalagem de seus produtos de bens de consumo na Europa até 2025. No final de 2018, já havia conseguido quase 10%. A Henkel está trabalhando em conjunto com seus parceiros ao longo de toda a cadeia de valor para promover o avanço rumo a uma economia circular. Um exemplo é a parceria com o Plastic Bank, uma empresa social que visa erradicar a presença de resíduos plásticos nos oceanos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para as pessoas que vivem em situação de pobreza. Nos três centros de coleta no Haiti, que foram construídos como parte da cooperação com a Henkel, já foram coletadas, classificadas e, posteriormente, intr oduzidas na cadeia de valor de reciclagem um total de aproximadamente

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=