Revista LOJAS Papelaria - Edição 283

32 ABRIL/MAIO 2019 - LOJAS PAPELARIA PRODUTOS LICENCIADOS Um dos segmentos que mais vem crescendo nos últimos anos é o de licencia- mento e, segundo a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), produtos vinculados ao mundo do cartoon e do cinema movimentarão R$ 18 bi em 2019. Marcas licenciadas agregam valor ao produto e ao portfólio da Tilibra, de acordo com Karina Marchini, gerente de marketing. O desafio para a em- presa que opta por trabalhar com licenças, conforme Karina, é selecionar o que há de melhor no mercado, que possui uma ampla oferta. “Para a Tilibra os licenciamentos representam, hoje, grande parte do negócio da empresa, trazendo aos clientes e consumidores do Brasil e de diversos países o que há de melhor e de mais novo”, afirma, justificando que existe uma equação que não costuma falhar quanto se une um produto de qualidade, como é a caso dos itens Tilibra, com uma grande licença: boa divulgação + ampla distribuição + exposição atrativa no ponto de venda. “O resultado disto tudo é uma performance de sucesso.” Em períodos de turbulência econômica e crise, o poder de compra das famílias diminui e se torna comum a preferência por produtos com preços mais competitivos, entende Karina. “Porém, quando uma marca licenciada é sucesso em todas as categorias em que atua, o consumidor escolhe eco- nomizar em outros produtos escolares para não deixar de comprar a marca Agregando valor aos produtos Estatísticas mostram que os produtos licenciados garantem aumento de até 50% nas vendas em relação aos produtos tradicionais desejada, assim o licenciamento se torna uma ferramenta de marketing. Mas é preciso que esse produto licenciado tenho um valor agregado que justifique o investimento mais alto por parte do consumidor.” A gerente de marketing observa que a Tilibra possui um processo criterioso de escolha das novas licenças para que possa trazer o que há de melhor e mais novo aos seus clientes. E, para que isto ocorra, há estudos e muito trabalho da equipe de marketing, que está constantemente monitorando as novidades e tendências do mercado. “Todos os anos avaliamos o material de uma série de marcas e selecionamos licenças que possuem sinergia com nosso mercado e que melhor se encaixam em nosso portfólio. Busca- mos trabalhar com um mix diversificado, que ofereça produtos licenciados para todas as idades e preferências.” Marca e produto Para Fabrício Pardo, gerente de marketing da Jandaia, o licenciamento é uma ferramenta muito importante para diferenciar seus produtos do mer- cado e conectar o consumidor a ele. Mas para isso acontecer, diz ele,a empresa tem que saber traduzir bem a essência e mensagem da marca nos produtos, de forma que o consumidor seja impactado pelo produto, da

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