Revista LOJAS Papelaria - Edição 283

LOJAS PAPELARIA - ABRIL/MAIO 2019 33 mesma forma que ele é impactado pela marca em si. “Se a empresa souber realizar este trabalho de marca e produto, juntamente com os outros aspec- tos muito importantes, como relacionamento comercial com o mercado, preço certo, produção e entrega, essa ferramenta - que é o licenciamento - se torna um potencial de crescimento para a empresa.” Pardo acredita que este mercado está amadurecendo de forma natural. “Atualmente, existe uma infinidade de marcas licenciadas em nosso seg- mento, e como não existe a possibilidade dos clientes oferecerem a grande maioria delas, pela limitação de espaço e valores, eles acabam escolhendo as marcas que oferecem menos risco para o negócio. Com isso, algumas marcas acabam não performando muito bem e saem do mercado, como também algumas agências de licenciamento, permanecendo somente as marcas mais fortes e que demonstram melhores resultados para o negócio.” No entanto, o gerente de marketing da Jandaia entende que, com a crise que estamos vivendo, os clientes e consumidores estão muito mais sen- síveis ao preço do que ao aspecto emocional da compra, por isso é de extrema importância que a indústria e o varejo saibam precificar seus pro- dutos, de forma que o preço final seja um valor que o consumidor esteja disposto a pagar. “Se a indústria souber adequar os produtos nos preços certos, o licenciamento será um diferencial competitivo positivo para a indústria e o varejo.” Diferenciação Marici Foroni, diretora de marketing da Foroni, destaca que o mercado de licenciamento já é sólido, mas custa mais caro e nem sempre o consumidor está disposto a pagar. “Portanto sempre temos que pensar fora da caixa para atrair esses consumidores com produtos cada vez mais atraentes e diferenciados.” Marici defende que o licenciamento pode ser considerado uma alternati- va como ferramenta de marketing, quando uma marca está em alta e tem demanda, caso contrário o produto encarece e, em momento de crise, o consumidor só busca preço baixo. “Sempre fechamos marcas novas para ter exclusividade de mercado. Somos totalmente a favor do licenciamento, do combate à pirataria. O licenciamento é importante, pois nos torna exclu- sivos. Quando fechamos uma marca, só a sua empresa tem ela no portfólio, e isso é importante. Já marcas genéricas canibalizam o mercado.” Para impulsionar as vendas desses produtos, também, a Forni nveste em feiras regionais, campanhas de marketing, redes sociais, materiais de PDV, promotoras, convenções e materiais de apoios de vendas. Poder da marca A Multilaser é outra empresa que está sempre atenta ao merca- do de licenciamentos. Por ter um portfólio muito diversificado, sem- pre busca oportunidades de trabalhar com licenciamentos em fran- quias e linhas de produto que tenham aderência e alto potencial. Na sua opinião de Luiz Cagno, gerente de produtos da Multilaser, além do potencial de crescimento, o mercado de licenciamento de marcas está amadurecendo. “Tanto os licenciadores quanto os licenciatários (aqueles que contratam a licença) estão entendendo cada vez mais como trabalhar o poder de cada marca. Cada vez mais é possível encontrar produtos diferen- tes e ações no ponto de venda, adesivagem de lojas, displays, tudo visando fisgar o consumidor e aumentar o giro de vendas.” Uma das principais vantagens dos licenciados, segundo Cagno, é a presen- ça da marca na cultura popular, o que contribui no processo de divulgação e marketing, algo valioso em tempos de crise. “Por outro lado, os produtos licenciados têm um preço superior em virtude da necessidade de pagamen- to de royalties e customizações. Em momentos de crise, principalmente em linhas de produto mais sensíveis a preço, os licenciados podem sofrer alguma queda de demanda. Isso requer uma análise mais aprofundada de mercado para avaliar qual a melhor estratégia e a camada da população que se quer alcançar para ser mais efetivo e reduzir os riscos”, alerta, mas resalta que, certamente, os produtos licenciados agregam valor ao portfólio e impactam positivamente as vendas. “O grande desafio é escolher o pro- duto certo, com a licença certa e no momento certo, de preferência quando aquela licença está com um forte ‘buzz’ no mercado, em virtude do lança- mento de filmes ou algo do tipo.” NOVIDADES E DESTAQUES FORONI Os principais destaques da Foroni nas coleções de agendas e cader- nos, coleção 2019 são: Lol, Annabelle, Barbie, Batman, Carros, Disney Classics, Emoji, Friends, Fortnite, Minions, Minecraft, Patrulha Canina, Paul Frank, Super Mario e Super Nintendo. Outro grande destaque da empresa é a linha de estojos que estão alinhados com as principais tendências da moda e comportamento.

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