Revista LOJAS Papelaria - Edição 284

20 JUNHO 2019 - LOJAS PAPELARIA LOJA VIRTUAL A 38° edição do estudo Webshoppers, re- alizado pela Ebit, aponta um crescimento considerável do e-commerce no primeiro semestre de 2018. Segundo avaliações co- letadas, a empresa estimou um aumento de 12% no faturamento em relação a 2017, cer- ca de R$ 53,4 bilhões. Para o ano de 2019, a ABComm (Associação Brasileira de Comér- cio Eletrônico) projeta um faturamento de 16% em relação ao ano anterior, faturando cerca de R$ 79,9 bilhões. O aumento do faturamento se dá devido à forma com a qual os consumidores passaram a intera- gir com os produtos. Compras pela internet são cada dia mais comuns e mais intuitivas, facili- tando a aquisição de soluções. A propagação do uso de smartphones também teve um papel fundamental, fazendo com que as pessoas passassem a ter mais acesso ao am- biente virtual e adquirir mais produtos por meio dele. Em dados divulgados pela Webshoppers, foi comprovado que aproximadamente 32% das Mudanças nos hábitos de compra dos consumidores indica um futuro mais digital Empresas buscam conhecer mais sobre o perfil dos novos consumidores transações do e-commerce foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Outro fator que trouxe mudanças significativas ao cenário de vendas virtuais, foi a inserção da Geração Z no mercado de trabalho. Geração Z Os jovens da Geração Z serão em 2019 cerca de 32% da população mundial, como aponta estatísticas da ONU (Organização das Nações Unidas) que utiliza o ano 2000/2001 como quebra geracional. A inserção dos jovens da Geração Z no merca- do de trabalho e o aumento de poder aquisitivo desse público, apresenta um novo desafio para a forma com a qual as empresas se relaciona- rem com o mercado. Os nascidos em 2000 estão inseridos na era di- gital, não conhecendo o mundo anterior a tec- nologia. A forma com a qual esses jovens se re- lacionam com a compra de produtos é diferente das gerações anteriores. Futuro mais digital Acostumados com um mundo virtual, os jovens da Geração Z estão habituados a realizar pes- quisas e conhecer mais sobre os produtos antes de tomarem decisões de compra. O ambiente online também é opção mais usada pelos jovens na hora de adquirir produtos, alterando a relação entre o e-commerce e o consumidor. Estimativas de mercado indicam que a Geração Z está muito mais habituada ao ambiente online em relação à geração anterior. Para eles é co- mum compartilhar até 5 telas ao mesmo tempo, como celular, TV, tablets, computadores e aces- sórios. O uso de redes sociais é constante. Podcasts, blogs e serviços de streaming, como a Netflix e o Spotify, também estão entre as suas áreas de interesse, assim é necessário estar atento à forma de consumo dos conteúdos e produtos dessa geração, para descobrir como alcançá- -los com ações de marketing. Conheça as gerações anteriores As gerações anteriores possuíam características de consumo próprias. O mercado é impactado a cada nova geração. Os Baby Boomers são os

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