Revista LOJAS Papelaria - Edição 291

LOJAS PAPELARIA - MARÇO 2020 13 Nosso formato de operação funciona da seguinte maneira: até às 18h30 vamos recebendo os pedidos do Brasil todo. Neste horário fazemos um corte e pegamos esse lote de pedidos e mandamos para um sistema de ro- teirização”, conta o engenheiro. Com base nos veículos disponíveis, diz ele, esse sistema vai montar as melhores rotas, considerando metragem cúbica, peso, tempo de deslocamento e custo. Elaboradas as rotas, segue-se para o processo de expedição, que começa às 20h00, e às 22h00 começam a sair os primeiros veículos. Num raio de 800 km, a distribuidora atende em 24 horas e as distâncias mais longas em 48 horas. Outras diversas regiões são atendidas no sistema de transbordo. “Por exemplo, temos uma região que está a 10 horas de distância. Saímos daqui com um veículo grande, que passa para os veículos Reval menores que estão posicionados em locais/ bases avançados que saem para a entrega final.” De acordo com Garcia, o investimento na automação do CD 3 em 2016 foi bastante elevado, mas necessário para absorver o crescimento dos anos seguintes. Com isso, a capacidade de expedição foi ampliada em 35%. Equipamentos Cada um dos 3 CDs tem uma operação distinta. No CD 1, ao final do pro- cesso de separação, o sorter (classificador) recebe as caixas, os volumes das diversas áreas de separação e direciona todos os volumes do mesmo pedido para a mesma doca. Ele pega o pedido e observa sua composição e, dependendo das características dos itens, que estão nas diversas zonas de separação, monta os volumes e manda para que as diversas equipes comecem a trabalhar nessa separação. Ou seja, o mesmo pedido tem di- versas equipes trabalhando nele. “Trabalhamos com 400 fornecedores e 19 mil itens, sendo que, desses, 40% são renovados todos os anos, para garantir que tenhamos sempre dis- ponibilidade daqueles produtos que têm um alto giro de venda para atender aos nossos clientes”, observa o engenheiro. Mais adiante estão os itens semelhantes a papéis, com três mil SKUs, que são separados com a utilização de rádio frequência em sacos plásticos, além da área de brinquedos onde é feita a separação de itens extrema- mente frágeis. Matheus Leonel (Marketing), Luciano Garcia, engenheiro do departamento de Logística, e André Rodrigues (Vendas) Investimento em automação permitiu a elevação da capacidade de expedição em 35%, o que absorveu o crescimento dos últimos 3 anos, na faixa de 10% ao ano

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