Revista LOJAS Papelaria - Edição 291

6 LOJAS PAPELARIA MARÇO 2020 PERFIL DO FORNECEDOR Com um portfólio de mais de 3.500 itens, a VMP tem em seu planejamento para este ano a meta de aumentar sua visibilidade no mercado, valorizan- do ainda mais sua marca. Uma das principais ações para este ano, onde a empresa pretende se sobressair mais com a sua marca, segundo seu diretor, Antonio Carlos de Mauro - mais conhecido como Toninho -, é vol- tar a participar das feiras. “Vamos participar, em média, de 30 eventos no período, entre feiras grandes e de médio porte. Teremos ainda anúncios nas revistas do segmento, inclusive na Lojas Papelaria, e também partici- par dos catálogos dos clientes. Além disso, temos um programa de boni- ficação aplicado para o PDV, com fardamentos e logos da VMP. Também estamos trabalhando as redes sociais, como Instagram, tiktok, Facebook, para atingir o consumidor final e mostrar a variedade de produtos com que a VMP trabalha”, avisa. VMP planeja maior visibilidade para 2020 Retomada na participação em eventos do segmento, investimentos em mídia e ações de PDV fazem parte do planejamento Lançamentos A VMP faz constantes lançamentos em todas as linhas de produtos. A mé- dia de lançamentos/renovação chega a 600 produtos todos os anos. Mas as linhas de papéis escolares, de artes, office, pastas, embalagens, pro- dutos licenciados (Disney), entre outras, são as que geralmente têm mais lançamentos. Toninho destaca que a empresa procura, em primeiro lugar, sempre ofe- recer produtos de qualidade. “Em segundo lugar, sempre trabalhar den- tro das expectativas do cliente. E o outro lado é que temos um portfólio grande e bastante completo e, às vezes, existe uma certa facilidade do cliente comprar da VMP, devido ao portfólio maior, onde ele com um valor menor consegue fazer um pedido completo para a sua papelaria. Isso nós estamos falando de papelarias médias e grandes. Não vendemos para o pequeno, que é atendido pelo atacadista. Mas a nossa ideia é a de ter um amplo portfólio para alcançar esses clientes e tentar prestar um ótimo ser- viço. Existe uma briga por preço no mercado bem grande. Sentimos isso e temos algumas dificuldades, mas temos superado com a qualidade de produtos e serviços. A nossa marca também nos dá uma força para isso.” Estrutura O departamento comercial da VMP é formado por três gerentes, três super- visores e três atendentes, em sua estrutura interna, e externamente conta com 100 representantes que atuam em todo o território nacional, divididos por setores. “Temos uma estrutura de fábrica muito sazonal. No primeiro semestre, nós trabalhamos com mais ou menos 200 colaboradores e, no segundo semes- tre, que é o período de sazonalidade, com cerca de 350 funcionários foca- dos na fábrica e na distribuição. Já na parte administrativa, atuamos com 40 pessoas”, informa o diretor. A sede da VMP tem mais de 20 mil m2, com uma área construída de 16,5 mil m2, sendo 14 mil m2 de fábrica e logística, que conta com mais de 200 máquinas e 6.800 posições de paletes. Na Chi- na, a empresa tem um escritório de 100 m2, com 8 funcionários próprios, além de um depósito de mil m2. Essa operação de importação representa, hoje, em torno de 40% dos negócios da VMP.

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