Revista LOJAS Papelaria - Edição 293

LOJAS PAPELARIA 47 Faturamento do e-commerce cresce 56,8% neste ano e chega a R$ 105,6 bilhões Estudo do Compre&Confie em parceria com ABComm também mostra que houve alta de 65,7% no número de pedidos no período O e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros me- ses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segun- do pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Embora o valor do tíquete médio tenha caído 5,4% - de R$ 420,78 para R$ 398,03 -, o au- mento do faturamento foi possível porque houve crescimento de 65,7% no número de pedidos, de 63,4 bilhões para 105,06 bilhões. As três categorias que registraram as maiores variações de crescimen- to foram Beleza e Perfumaria, que apurou alta de 107,4%, com fatu- ramento de R$ 2,11 bilhões no período; Móveis, com alta de 94,4% e faturamento de R$ 2,51 bilhões; e Eletroportáteis, com 85,7% e fatura- mento de R$ 1,02 bilhão. O desempenho das demais categorias pesquisadas ficou assim: Eletrô- nicos, alta de 68,4% e faturamento de R$ 3,93 bilhões; Esporte e Lazer, 66,8% e R$ 1,57 bilhão; Telefonia, 52,2% e R$ 7 bilhões; Eletrodomésticos, 51% e R$ 4,21 bilhões; Informática, 46,7% e R$ 4,20 bilhões; Moda e Aces- sórios, 34,9% e R$ 4,1 bilhões; Ar e Ventilação, 17,2% e R$ 1,22 bilhão. André Dias, diretor executivo do Compre&Confie, afirma que os resulta- dos refletem a mudança de comportamento do consumidor ao comprar na internet, que deve permanecer mesmo com o fim da pandemia. “Os consumidores deverão ficar cada vez mais engajados nas compras à distância e movimentar de forma significativa o consumo de categorias relacionadas às necessidades básicas do dia a dia e ao esforço de pre- venção da Covid-19”, acrescenta. A região brasileira que registrou pro- porcionalmente o maior aumento no faturamento foi a Nordeste, com alta de 60,9% sobre o desempenho de 2019. Mesmo com o incremento, o local respondeu por 15,3% da receita no período de janeiro a maio de 2020. Em segundo lugar, com crescimento de 54,9%, ficou o Sudeste; que res- pondeu por 62,2% do faturamento total do comércio eletrônico no perío- do. Em terceiro lugar, a Centro-Oeste teve alta de 47,1% e participação de 6,6% no faturamento deste ano, se- guida pela Sul, que registrou evolução de 39,2% e participação de 13,2% no faturamento deste ano. Finalmente, a Norte teve alta de 44,1% e participa- ção de 2,7%. O presidente da ABComm, Mauricio Salvador, afirma que empresas com operação restrita ao ambiente físico estão em uma situação de desvanta- gem ampla e correm sérios riscos de sobrevivência. “É preciso correr pela presença digital. É possível começar a vender on-line de forma rápida e sim- ples, sem a necessidade de grandes investimentos”, finaliza.

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