Revista LOJAS Papelaria - Edição 295

LOJAS PAPELARIA 13 EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO - Organize uma área de chegada para profissionais disponibili- zando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante. - Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pesso- ais dos colaboradores. Solicite que o colaborador traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário. - Verifique se seus locais de trabalho estão limpos e higienizados. Superfícies (mesas e bancadas) e objetos (telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante regularmente. - Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato. Alguns municípios estão limitando o público do comércio a 30% da capacidade máxima do local. Procure saber a regra da sua região. - Promova o distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre pessoas nas filas na entrada ou para o pagamento. Dica: utilize adesivos no chão para demarcação da distância mínima. - Instale nos caixas e nos balcões de atendimento, se for possível, barreiras de vidro, acrílico ou outro material transparente e de fácil limpeza, para ampliar ainda mais a distância e o contato entre colaborador e cliente. PARA OS COLABORADORES - Criar e divulgar protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo corona- vírus antes de ingressar no ambiente de trabalho. O protocolo deve incluir o acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores no acesso e durante as atividades nas dependências das empresas. a tarefa de verificar a temperatura de clientes, fornecedores e outros cola- boradores que entrarem na loja. O foco seguinte do lojista deve ser a preocupação em criar uma rede de apoio aos colaboradores para que eles possam ter acesso às informações sobre a doença e assim, tornarem-se parte envolvida com a proteção de si mesmos, do restante da equipe e do público. Isso pode ser feito por meio compartilhamento de informações nos grupos de Whatsapp, distribuição de cartilhas informativas, intranet, ou qualquer meio de comunicação dispo- nibilizado pela empresa. Oriente sobre medidas de higiene básicas, como: lavar as mãos, evitar contato físico com colegas, não coçar os olhos, bo- cas e mucosas e realizar o atendimento ao cliente mantendo uma distância maior.  Reforce a limpeza de pontos de grande contato como corrimãos, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadei- ras, entre outros. Além disso, é importante designar uma pessoa da loja para verificar se as regras estão sendo seguidas, essa pessoa deve ser trocada de tempos em tempos. Em relação aos clientes, reduza em pelo menos 70% a capacidade de rece- ber pessoas na loja para evitar aglomeração. Estimule o agendamento para atendimento aos clientes fixos com hora marcada. Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e sinalize, com placas informativas, que seu estabelecimento comer- cial segue normas de higiene e segurança. Na hora do pagamento, faça marcações no chão para que os clientes res- peitem as normas de distanciamento de pelo menos 1,5m. As maquininhas de cartão devem ser envolvidas em papel filme e higienizadas com álcool em gel na frente do cliente. Evite transações em dinheiro. Por enquanto, não é o momento de realizar promoções, uso de cortesias ou outras ações de marketing que promovam um fluxo de pessoas na loja.    DICAS PRÁTICAS - Orientar todos trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo coronavírus (covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção. - Instituir mecanismos e procedimentos para que os trabalhado- res possam reportar aos empregadores se estiverem doentes ou experimentando sintomas. Manter distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do am- biente de trabalho. - Fazer recomendações permanentes sobre evitar contatos muito próximos, como abraços, beijos e apertos de mão. - Reforçar a limpeza de pontos de grande contato como corri- mãos, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevado- res, mesas, cadeiras e etc. Escolher um colaborador para fiscalizar se os novos procedimen- tos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de cola- borador periodicamente para essa função. PARA OS CLIENTES - Realize o controle de entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações. - Informe aos clientes - tanto pelas suas mídias sociais, quanto por cartazes no ambiente da loja - que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. - Não é momento de oferecer serviços ou cortesias que prolon- guem a permanência do cliente na loja ou aumentem a possibili- dade de contágio, como áreas infantis, degustação de produtos, café, manobrista etc.

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