Revista LOJAS Papelaria - Edição 295

LOJAS PAPELARIA 34 GIRO I Empresas que se digitalizaram têm menos dívidas em atraso, diz pesquisa Levantamento mostra, contudo, que a quantidade de empresas com dívidas em aberto ainda é alta (36%) Uma pesquisa feita pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que entre os meses de junho e julho desse ano, o percentual de empre- sários com dívidas em atraso caiu de 40% para 36%. Já a proporção de empresas com compromissos em dia passou de 28% para 33%. O levanta- mento revelou que os pequenos negócios que estão com as dívidas em dia têm algumas características em comum: são aquelas que mais utilizavam vendas pelas redes sociais antes da pandemia (53%) e já usavam ferramen- tas digitais de gestão do negócio. Além disso, a pesquisa indicou que essas MPE são as que mais conseguiram o empréstimo desejado (39%) contra 9% das empresas com dívida em atraso. A pesquisa (a sexta de uma série iniciada em março), ouviu 6.506 donos de pequenos negócios de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.  Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os dados mostram que o cenário ainda é preocupante, mas indicam também que os primeiros sinais de recuperação começam a ser percebidos. “O caminho será longo, íngreme e demorado. Mas já começamos a enxergar uma luz no fim do tú- nel”, comenta Melles. Ele ressalta, entretanto, que as medidas de apoio às micro e pequenas empresas precisam continuar: “A retomada da economia do país, a recuperação dos empregos e a geração de renda vai depen- der fundamentalmente da situação dos pequenos negócios. Não podemos descuidar do apoio a esse segmento. Um ponto delicado nesse processo é o nível de endividamento. As empresas passaram por forte redução de demanda e de caixa durante a pandemia, e isto ainda pode comprometer o nível de endividamento delas nos próximos meses” Escolaridade Considerando o perfil socioeconômico dos empresários, o estudo do Sebrae revelou que a maior diferença de realidade é observada no re- corte de escolaridade. Segundo o levantamento, os mais escolariza- dos são a maioria entre os que têm dívidas em dia (63% têm superior incompleto ou mais). Já entre os donos de pequenos negócios com nível médio ou menos, a proporção de empresários com as divididas em dia é de 36%. Outros números da Pesquisa • Entre a 3ª edição e a 6ª edição da sondagem (maio-julho), a proporção de MPE endividadas passou de 61% para 69%. • Atualmente, 36% têm dívidas em atraso, 33% têm dívidas (em dia) e 31% não têm dívidas. • As MPE sem dívidas trabalham proporcionalmente mais em casa (41%). 54% das MPE sem dívidas e 54% das que têm dívidas em dia estão em municípios que já reabriram. • As empresas com dívidas em dia são aquelas que mais utilizavam vendas pelas redes sociais antes da pandemia (53%). • As MPE com dívidas em atraso são as que mais passaram a vender nas redes sociais após o início da crise (18%). • Alta proporção das MPE em atraso começaram a usar ferramentas digi- tais de gestão do negócio, após a crise (42%). • Desde o início da crise, as MPE sem dívidas são as que menos procura- ram empréstimo bancário (28%). • As MPE com dívidas em dia (66%) e em atraso (66%) procuraram mais os empréstimos. • As MPE em dia são as que mais conseguiram o empréstimo desejado (39%) International Paper anuncia resultados do segundo trimestre de 2020 A International Paper apresentou ganhos sólidos e gerou um visível mon- tante de dinheiro em espécie decorrente de suas operações enquanto en- frentava a pandemia da Covid-19 e seu significativo impacto econômico. “Nosso desempenho demonstra a força e a resiliência de nossos profissio- nais, nossa diversificada base de clientes e nossos recursos de fabricação e cadeia de suprimentos de classe mundial. No futuro, continuaremos com foco na geração de caixa para reforçar a solidez financeira da empresa, à medida que nos mantemos operando em tempos de incerteza”, afirmou Mark Sutton, presidente e CEO, acrescentabdo que “A saúde e a segurança de nossos profissionais continuam sendo nossa maior responsabilidade. Tenho orgulho do compromisso contínuo de cada um no sentido de cuidar uns dos outros e de nossos clientes”. Os lucros operacionais do setor de Embalagens Industriais no segundo trimestre de 2020 foram de US$ 449 milhões, comparados aos US$ 470 milhões do primeiro trimestre de 2020. Na América do Norte, os ganhos se mantiveram estáveis, refletindo os volumes de vendas sazonalmente infe-

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