Revista LOJAS Papelaria - Edição 296

46 LOJAS PAPELARIA MARKETING DIGITAL Indústrias, marcas produtoras de bens de con- sumo e varejos possuem diversos interesses em comum, mas o principal deles é a experiência do shopper. É a partir de uma jornada de compra agradável, sem ruído de informações, atenden- do às expectativas geradas e mantendo um alto nível de interesse pelo produto até o final, que se consegue obter clientes satisfeitos e compras re- correntes. O shopper moderno considera, mes- mo que inconscientemente, todos os estímulos que recebe para a tomada de decisão. Hoje sabemos que grande parte deste processo de compra acontece no ambiente digital, com o consumidor preferindo conhecer o máximo possível sobre o item que deseja, antes mesmo de decidir comprar online ou ir até uma loja física. Por isso que é necessário atentar-se ao bem- -estar do público, produzindo estímu- los sensoriais que os ajudem a per- ceber o quanto o seu produto é uma excelente opção. Esta tática se aplica tanto ao ponto de venda físico, com estratégias personalizadas de trade marketing, quanto à vitrine digital dos seus produtos, com estratégias de digital merchandising. Algumas dicas para implementar o marketing sensorial com sucesso são: Conheça com profundidade a sua marca; Produtos, serviços, missão, visão e valores, en- tre outros fatores de identidade da marca; Aprofunde seus conhecimentos sobre o perfil do cliente; Analise regularmente dados sobre comporta- mento do consumidor; Atualize seus conhecimentos sobre merchandi- sing, marketing digital e de experiência; Marketing sensorial: como reproduzir a experiência do PDV no Digital Por Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar o consumidor a encontrar produtos disponíveis nas proximidades Determine e elabore estratégias, consideran- do estimular pelo menos um dos cinco senti- dos do cliente. O marketing de experiência ajuda os con- sumidores a se conectarem com as marcas, promovendo maior identificação através da experiência positiva com produtos e serviços. Contudo, é o marketing sensorial que faz com que esta experiência ganhe um novo signifi- cado, aproximando a experiência de compra com a de consumo e promovendo uma cone- xão afetiva ou emocional. Para ajudar nesse processo, existem ferramen- tas que auxiliam na atração, com a Simplus, por exemplo, uma solução preparada para o lançamento de produtos, an- tecipação do ciclo de vendas e ges- tão centralizada do portfólio. A tecno- logia faz a captura, valida e distribui mais de 160 infor- mações e imagens de produtos com garantia de qualidade para canais de venda fí- sicos e digitais. Cadastrar produtos em lojas virtuais, aplicati- vos, e-commerces e marketplaces de forma adequada, com as informações corretas, be- nefícios, fotos e imagens reais, bem produzi- das e atrativas ajudam a desenvolver o desejo de consumo, transformando o processo de pesquisa e descoberta do produto em uma atividade simples, prática e satisfatória para o consumidor. Com o marketing sensorial é possível criar no ambiente digital uma experiência semelhante a que o consumidor encontra em lojas físicas, ajudando-o na tomada de decisão pelo produ- to, marca ou local da compra. Essa estratégia, além de melhorar a experiência de compra do shopper, ajuda a explorar os produtos além do óbvio, estimula o desejo de compra sem a necessidade de “empurrar” produtos, fideliza e encanta clientes, além de desenvolver uma identidade inovadora e única do produto. Mais do que apresentar um produto e listar todos os seus benefícios, mostrar onde en- contrar e como comprar, também é possível fazer com que cada item seja compreendido pelo próprio indivíduo sem que a marca ou a loja precise utilizar argumentos comerciais de venda. Ao estimular boas sensações a respeito dos produtos, como aconchego, bem-estar e positividade, cria-se uma atmosfera favorável ao fechamento de negócios. Cria-se também situações e ambientes pro- pícios para que o cliente lembre-se da marca ou do produto aonde estiver: ao ver certa ima- gem, ao ouvir certos sons e músicas, sentir um cheiro específico ou visitar locais que tenham semelhança com a estratégia visual escolhi- da pela empresa. A lembrança é instantânea, consistente e, além disso, ajuda negócios a crescer atraindo mais consumidores, tornando- -os clientes satisfeitos que tendem a retornar e comprar mais vezes. “Com o marketing sensorial é possível criar no ambiente digital uma experiência semelhante a que o consumidor encontra em lojas físicas, ajudando-o na to- mada de decisão pelo produto, marca ou local da compra.”

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