Revista LOJAS Papelaria - Edição 296

50 LOJAS PAPELARIA Mercado varejista não está preparado para atender pessoas com deficiência 88% dos entrevistados afirmam que as lojas não oferecem estruturas preparadas para o atendimento Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Croma que investigou como as marcas estão lidando com os temas “longevidade” e “diversidade”de orientação sexual, gênero, etnia e pessoas com deficiência, revelou que 88% das pessoas ouvidas concordam que as lojas brasileiras não oferecem estruturas preparadas para aten- der pessoas com deficiência e 70% afirmam que o atendimento de vendedores e call centers ainda oferece um serviço inadequado para esse público. O levantamento que ouviu mais de 1.814 pessoas em todo o Brasil também mapeou quais são as principais reivindicações das pessoas com deficiência. 70% dos participantes consideram como tema prioritário o planejamento das lojas para atender esse público e em segundo lugar aparece na lista de prioridades o lançamento de produtos e serviços (65%), seguido por propagandas (62%) e contratação de pessoas que representem o público PCDs (55%). “Infelizmente a sociedade tende a estigmatizar as pessoas com deficiência física no contexto social, econômico e de consumo. Seus desejos são dificilmente atendidos porque a maioria das empresas não enxerga esse mercado como potencial. Falta empatia e poucas marcas põem em prática ações inclusivas para esse público. Para 62%, as empresas ainda têm grande preconceito na contratação de pessoas com deficiência,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma  Apesar de o Brasil ter leis que orientam como lidar com a questão no país, as pessoas com deficiência física enfrentam preconceito. De acordo com o Oldiversity®, 7% dos participantes ainda acham estranho serem atendidos por pessoas com deficiência. Atualmente poucas marcas realmente adotaram uma postura Oldiversity, seja por meio de seus produtos e serviços ou da sua comunicação. “Essa prática é fundamental para uma sociedade mais justa, as marcas também ganham, 53% acreditam que elas deveriam ter propagandas específicas para pessoas com deficiência e 59% que produtos e serviços deveriam ser desenvolvidos para esse público,” finaliza Bulla. Lojistas recuperam mais de R$ 6,7 milhões em vendas em agosto, de acordo com F360° Indicador Recuperômetro, elaborado pela fintech, mostra também um valor recuperado de quase R$ 80 milhões desde sua criação, em 2019 A consolidação de novos meios de pagamentos no varejo brasileiro manteve alta taxa de recuperação financeira dos lojistas em agosto. O levantamento é do Recuperômetro, indicador feito pela F360°, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e o médio varejista.  Em agosto de 2020, as lojas e os pontos de venda que utilizam a solução da empresa conseguiram resgatar R$ 6.716.323,50 em suas vendas efetua- das por meio de cartão de crédito. Ainda que tenha ficado abaixo do total recuperado em julho, é o segundo mês com melhor aproveitamento no ano.  Se levarmos em conta os oito meses de 2020, o total recuperado no acumulado do ano é de R$ 28.893.144,15. Desde o início do levantamento, o va- lor total é de R$ 79.684.057,50. O Recuperômetro é um indicador da F360° que exibe o valor financeiro recuperado pela plataforma.   Compras efetuadas com cartão de crédito sem passar por conciliação nas vendas representam um risco grande para o varejista, que pode pagar taxas adicionais. Com o apoio da plataforma da F360°, é possível, por exemplo, integrar o serviço com conciliação bancária, fluxo de caixa, DRE (De- monstrativo do Resultado do Exercício), entre outras funcionalidades.  “Os dados reforçam o novo momento do varejo brasileiro provocado pela pandemia de covid-19. A retomada do comércio em agosto, com o Dia dos Pais, fez os lojistas voltarem aos poucos à rotina normal, o que explica a queda em relação ao mês anterior. Contudo, eles seguem operando com novos meios de vendas, como transações digitais, o que mantém o valor recuperado em destaque no ano”, explica Henrique Carbonell, CEO da F360°.

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