Revista LOJAS Papelaria - Edição 298

18 LOJAS PAPELARIA Desde sua criação, a escrita é uma forma milenar de expressão que sem- pre misturou arte e linguagem. Convivemos com os benefícios desse en- sinamento desde crianças e passamos a descobrir universos muito mais estilosos e robustos. Hoje, uma das mais conhecidas técnicas é o lettering, capaz de criar uma imagem artística, na qual as letras formam uma compo- sição mais criativa e harmoniosa. A Staedtler Brasil, com o objetivo de levar a arte sem fronteiras para todos, disponibiliza diversas atividades, como a Hand Lettering, que se tornou fe- bre no país. “Hoje já é possível encontrar essa técnica espalhada em qua- dros, embalagens, cartazes, cadernos e - até mesmo - em lousas de res- taurantes. Essa modalidade chegou trazendo um mundo de possibilidades para todos, porque é possível aprender, independente da idade”, comenta Juliana Rett, Marketing Manager da multinacional.  Além disso, essas atividades podem ser uma ferramenta essencial para di- minuir a tensão diária e aumentar a saciedade, estimulando a criatividade e novas habilidades. Confira abaixo algumas técnicas:  Faux Calligraphy  Modo de fazer: A caligrafia clássica utiliza o contraste entre traços finos e grossos durante a escrita. Na técnica de faux calligraphy, imitamos esse efeito fazendo tra- ços duplos na descida que terão um aspecto mais grosso que os de subida. Lembre-se: os traços de subida (tra- ços que são desenha- dos para cima) devem ser finos. Os traços de descida (traços que são desenhados para baixo) são feitos duplos e, portanto, grossos! O primeiro a fazer é desenhar a palavra escolhida com o pig- ment liner no estilo A ARTE DE DESENHAR LETRAS Atividades que auxiliam a criatividade em desenhos, pinturas e escrita Hand Lettering chega para comprovar que não há limites para a imaginação, mas exige paciência, precisão e criatividade de hand lettering. Preste atenção para desenhar todos os traços altos (por exemplo, nas letras h ou l) bem grandes. Agora desenhe uma linha dupla em todos os traços de descida com uma segunda linha paralela usando o pigment liner. Preste atenção para fazer o traço duplo sempre no mesmo lado da sua escrita básica. Se começar a desenhar o traço duplo à esquerda na primeira letra, deverá continuar a fazer à esquerda em todas as outras letras na sua escrita básica. Chegou o momento de preencher os espaços criados com os traços du- plos. Se deseja dar um efeito de caligrafia clássica, simplesmente preencha o espaço vazio por completo com o pigment liner. Naturalmente, você também pode desenhar elementos decorativos, por exemplo um padrão pequeno como listras preenchendo os espaços cria- dos ou então um toque metálico, pintando esses espaços com marcadores metálicos. Hand lettering: efeitos de sombreados feitos por si mesmo Modo de fazer: Para garantir que a sua frase de hand lettering tenha uma aparência simétrica e harmoniosa, dese- nhe-a previamente com o lápis. Com o triplus color em preto, desenhe a primeira palavra (“live”) em letras de forma simples. Com o triplus color em cinzento, dese- nhe uma segunda linha à esquerda de cada traço vertical, para criar uma sombra. Utilize o pigment liner para desenhar a segunda palavra (“laugh”) em faux calligraphy, deixando os espaços vazios. Preencha os espaços com pontinhos com o pigment liner. Faça um gradien- te de escuro para claro, colocando muitos pontos na metade superior das letras e poucos pontos na metade inferior. Com o triplus color em preto, desenhe a terceira palavra (“love”) em letras de forma. Com o pigment liner acrescente um sombreado 3D e pinte com o triplus color em cinzento para dar plasticidade às letras. Não se esqueça de apagar as marcas preliminares de lápis quando terminar. DICAS

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=