Revista LOJAS Papelaria - Edição 301

LOJAS PAPELARIA 39 Perspectivas para o e-commerce no Brasil em 2021 Especialista aponta que previsão de crescimento de 18% da Abcomm pode ser considerada pessimista por desconsiderar fator pandemia e diz que projeções mais otimistas devem superar os 30% Se a pandemia causada pela Covid-19 traz uma série de dúvidas e incertezas com relação à saúde e a socialização, o ano de 2020 parece ter deixado claro que quanto mais rigorosas forem as restrições, maior será a nova onda de consumidores e empresas aderindo ao e-commerce como opção de consumo.  Com o e-commerce no centro das aten- ções e as operações em marketplaces cada vez mais consolidadas e em uma evolução sem precedentes, André Gonçalves Pereira, business manager do Anymarket, plataforma de vendas em marketplaces líder na América Latina, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo e-commerce, prevê um crescimento duas vezes maior do que o experimen- tado em 2020. Em 2020 a empresa registrou os melhores resultados de sua história, con- quistando mais de 700 clientes e obtendo um crescimento de 200% no GMV (Gross Merchandise Value), além de índices de NPS do onboarding de 86 e de NPS do suporte de 4,9, sendo 5 a nota máxima. O ano de 2020 também foi marcado pela expansão para a Argentina, com 16 novos contratos e dois novos marketplaces lançados, e a expansão para o México, com o primeiro contrato fechado. Em 2021 a internacionalização segue como prioridade da empresa. De acordo com André, “o objetivo da empresa é fazer mais do que o dobro do conquistado em 2020, ou seja, se não um crescimento igual tanto na quantidade de lojas, quanto no GMV e já estamos com dezenas de vagas abertas para suportar todo esse crescimento”. As principais datas para o comércio brasileiro também representam uma grande oportunidade, tanto para as empresas que precisam buscar a fide- lização desses novos consumidores, quanto para o consumidor final, que poderá ter uma experiência de consumo nova, com melhores preços, con- dições de pagamento e entregas mais rápidas, já que todo o ecossistema vem investindo pesado em logística, fulfillment e delivery. As datas sazonais aquecem o consumo e a economia, gerando oportuni- dades ainda maiores aos lojistas que já atuam no comércio eletrônico. Se em 2020 o ANYMARKET experimentou a melhor Black Friday da história, com um total de 207.834 pedidos e um aumento de 70% no valor total movimentado em relação ao ano anterior, a tendência de crescimento do e-commerce segue a todo vapor. “Em 2021 podemos esperar um crescimento ainda maior de categorias como Moda e Acessórios, Telefonia, Móveis e Eletrodomésticos, já que em 2020 muitas empresas enfrentaram problemas com fornecedores e com a falta de matéria prima e mesmo assim apresentaram forte crescimento”, prevê André. O crescimento do consumo das mulheres, que só no quarto trimestre de 2020 con- tabilizaram 57% dos consumidores, tam- bém não passou despercebido. Por isso, cada vez mais as empresas terão campa- nhas direcionadas a elas, já que esse pú- blico tem uma forte aderência online. O crescimento do consumo online na re- gião Nordeste do país também é uma importante tendência de mercado. A região apresentou uma alta de 14% no consumo durante o quarto trimestre de 2020, enquanto a região Sudeste teve uma queda de pouco mais de 2% no mesmo período. Por isso, ações de vendas para o Nordeste, assim como estratégias para Atender cada vez melhor esse público, devem ficar em evidência em 2021. André também considera a tendência de bancos terem os seus próprios marketplaces como muito forte, puxada pelos pequenos bancos que já nasceram digitais. Por isso espera-se que os grandes bancos também ado- tem essa estratégia para gerar novas receitas e oferecer novos serviços financeiros, atrelados ao consumo de produtos e serviços. De acordo com o executivo, o fulfillment será a grande estratégia dos ma- rketplaces mais consolidados do Brasil, onde eles passariam a controlar o estoque e os envios dos produtos, garantindo assim maior agilidade nas entregas e resolvendo vários problemas operacionais de grandes empresas do varejo, bem como de diferentes indústrias. “O ano de 2020 foi de muitas mudanças, o que exigiu grandes readapta- ções. Também tivemos grande dificuldade com importações e o forneci- mento de matéria prima. Muitas indústrias tiveram que fazer escolhas e adaptar suas operações com uma alta demanda de consumo. Em 2021 esperamos empresas mais preparadas para essas demandas. Estamos observando uma forte entrada das indústrias nos marketplaces, o que de- monstra que o D2C também é uma estratégia positiva e que diminui bar- reiras até a chegada do produto no consumidor final”, garante o executivo. “Aproveitar essa tendência de crescimento não é tarefa simples, já que o ANYMARKET é o hub com maior quantidade de integração em marketpla- ces atualmente. Para o e-commerce, a estratégia principal é oferecer uma integração cada vez melhor aos nossos clientes com otimização de produto e muito investimento em infraestrutura, sem esquecer do desenvolvimento das pessoas. Temos uma série de funcionalidades, como por exemplo a gestão de anúncios com KIT de produto, além da certificação de HUB Pla- tinum, que nos mantém a frente dos demais integradores”, conclui André.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=