Revista LOJAS Papelaria - Edição 302

32 LOJAS PAPELARIA PRODUTOS LICENCIADOS Valor agregado e lucro maior Apesar dos efeitos da pandemia, o licenciamento segue valorizando os produtos e potencializando resultados O Licenciamento é uma boa opção para que a indústria atraia a atenção do varejo, visando cadastrar seus produtos. É tido como um dife- rencial valioso pois, na maioria dos casos, so- mente o licenciado oferece o produto de uma marca específica, algo que atrai potenciais con- sumidores para a loja. Além disso, existe o in- vestimento da marca no varejo, para promover experiências aos consumidores, seja com ações locais que levam fluxo de pessoas para lojas - como meet & greets (presença de personagem ou celebridade) - ou grandes campanhas, como Compre e Concorra ou Compre e Ganhe exclusivos com a rede varejista. Além das lojas físicas, o Licenciamento também abre portas no e-commerce. Uma vantagem muito interessante é que a loja online possibilita um agrupamento de produtos das mais diversas categorias, potencializando as oportunidades de vendas e aumentando o alcance. As licenças têm um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança, segundo Laris- sa Polesello, especialista de marketing da Tris/ Summit. “Personagens queridos não apenas contam histórias, mas também despertam o lado lúdico, geram muita emoção e colaboram para o momento de criar - tão especial para os pequenos.” Karina Marchini, gerente de marketing da Tilibra, avalia que marcas licenciadas agregam valor ao produto. “E unindo uma grande marca a um pro- duto de qualidade, como os produzidos pela Ti- libra, ampliamos as chances de fazermos ótimos negócios e conseguimos potencializar nossos resultados. A cada volta às aulas, por exemplo, lançamos mais de uma dezena de novas mar- cas licenciadas, o que demonstra a força dessa parceria em nossos resultados. Ter as melhores licenças do mercado não é um trabalho fácil de ser realizado, envolve processos criteriosos para que possamos trazer o que há de melhor e mais novo aos nossos clientes e consumidores,” De acordo com Karina, a Tilibra possui um pro- cesso criterioso de escolha das novas licenças para que possam trazer o que há de melhor e mais novo aos clientes. Para que isto ocorra, há estudos e muito trabalho da equipe de Marke- ting, que está constantemente monitorando as novidades e tendências do mercado. “Participa- mos de muitos summits e eventos que marcas e licenciadores realizam para apresentar novas oportunidades. Todos os anos avaliamos muito material a fim de selecionarmos licenças que possuam sinergia com nosso mercado e que melhor se encaixam em nosso portfólio.” Custo x qualidade O licenciamento já se consolidou como uma importante ferramenta de marketing, conforme Karina. Se tornando um negócio com inúmeras possibilidades, que ganha cada vez mais seg- mentos. “Prova disso são os games, que saíram dos consoles e mobiles e conquistaram diversas categorias. A pandemia afetou não apenas o li- cenciamento, mas todo o mercado de papela- ria. É claro que, em tempos de crise econômica como esse que estamos vivendo, é esperado que o consumidor priorize o preço ao invés de outros atributos e, nessa equação, o licencia- mento, que possui maior valor agregado, sofre mais.” A gerente de trade, marketing e licenciamento da São Domingos, Carolina Turtelli de Andrade, concorda que, embora o consumidor esteja dis- posto a pagar a mais por um produto licencia-

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