Revista LOJAS Papelaria - Edição 304

6 LOJAS PAPELARIA SUSTENTABILIDADE Insatisfeitos com o rumo que a Mercur, indústria que atua nas áreas da saúde e educação havia toma- do, seus diretores, hoje denominados facilitadores, começaram um processo de transformação há 13 anos. Mergulharam no passado para compreender como agir no presente, reviram seus valores, suas práticas e adotaram um novo modelo de gestão. Agora, ao completar 97 anos a empresa comemora o novo rumo - que aposta na humanização de suas práticas, com uma forte responsabilidade socioam- biental priorizando o fazer junto - além de apostar na inovação.  Conhecida como a primeira Virada da Chave, a mu- dança do modelo de gestão da Mercur ocorreu em 2009. Orientada por uma consultoria que trabalha estratégias de negócio alinhadas aos pilares da sus- tentabilidade, a organização passou a pensar sua atuação levando em conta seus impactos econômi- cos, humanos,  sociais e ambientais.  Isso fez com que desenvolvesse uma série de dire- cionadores para pautar sua atuação conectadas a um propósito: um mundo de um jeito bom pra todo o mundo. “Passados 13 anos do início deste último movimento de mudanças na Mercur, me sinto muito feliz em poder afirmar que, sim, é possível direcionar a atuação de uma empresa industrial para que ela trabalhe de forma ética e responsável com relação às necessidades humanas, sociais e ambientais do nosso planeta. Estabelecer como propósito de tra- balho a  valorização da vida, tem o poder de trans- formar nossa perspectiva de servir ao próximo”, ce- lebra o facilitador da Mercur, Jorge Hoelzel.  Confira algumas ações da empresa nestes 13 anos da virada de chave: Em função das pessoas Modelo de gestão mais horizontal e circular do que vertical - Os cargos de chefia foram abdicados para privilegiar o diálogo e a cooperação entre todos “A gente só consegue unir pessoas para construir solu- ções sustentáveis quando estamos no mesmo nível de conversa”, comenta Hoelzel. Essa mudança teve Mercur completa 97 anos com atuação voltada à responsabilidade social e ambiental Empresa colocou a valorização da vida no centro de todos os seus processos e busca ter gestão alinhada com seus propósitos impactos em diversos aspectos da organização, pois exigiu uma mudança cultural, como no setor de Talentos Humanos. Cocriação - Essa ferramenta colaborativa passou a ser utilizada pela empresa em diversos pro- cessos. A primeira experiência foi com o público externo no desenvolvimento de produtos com o projeto Diversidade na Rua e depois se expandiu. Dessa forma, os produtos da empresa dei- xaram de se basear apenas em movimentos de mercado para se centrar nas necessidades das pessoas. Um exemplo disso, são os Facilitadores de Atividades de Vida Diária. Voltados a atender as necessidades de pessoas com deficiência, eles surgiram de conversas, diálogos, trocas e momentos de cocriação com esse público, seus familiares, profissionais da educação e saúde, e técnicos da Mercur. Posteriormente, a cocriação também passou a ser utilizada internamente para a construção coletiva de decisões.  Ética em todas as relações Produtos que não valorizam a vida - Já na busca pela ética em todas as suas relações, a Mercur precisou abrir mão de alguns itens, pois considerou que eles não estavam de acordo com seus princípios - valorização da vida. A empresa abriu mão da comercialização de produtos para in- dústrias de tabaco, armamentos, entre outras.  Licenciados - Sua linha de produtos licenciados, com famosos personagens infantis, também foi cortada. Nesse ponto, a compreensão foi, após escuta de educadores e pais, que eles não contribuíam de maneira saudável na educação. Essa foi uma das primeiras medidas relacionadas ao público infantil que a empresa tomou e que desencadeou uma série de outros debates e prá- ticas, como a não realização de publicidade voltada para esse público e deixar de usar imagens de menores de 16 anos em seus materiais de comunicação.  Toda essa trajetória resultou no Guia Jeito Mercur de Relacionamento com o Público Infantil, lançado em 2020.  Preservar para a posteridade Carbono neutro - Em 2009, a empresa passou a monitorar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) gerados nas suas operações e de seus parceiros. Para reduzir essas emis- Mercur comemora 97 anos de caminhada, apostando em uma atuação ética e responsável com relação às necessidades humanas, sociais e ambientais. Divulgação/Mercur9

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