Revista LOJAS Papelaria - Edição 304

LOJAS PAPELARIA 7 sões, passou a utilizar modos alternativos ao rodoviário (como a cabota- gem, por via marítima) para transportar produtos e matérias-primas, além de iniciar o plantio de árvores nativas, a fim de compensar os impactos ne- gativos que não podem ser reduzidos. Para cada tCO2e (tonelada de CO2 equivalentes), são plantadas 6,3 árvores, tornando a Mercur uma empresa Carbono Neutro. Diminuição de plástico - A empresa iniciou um trabalho par a reduzir e elimi- nar o plástico nas suas embalagens e produtos. Em cinco anos, deixou de utilizar 216 toneladas de plástico.  Borracha nativa - Outro projeto que surgiu após a virada de chave foi o Borracha Nativa. A iniciativa, viabilizada por meio de parcerias com organi- zações da sociedade civil, comunidades indígenas e ribeirinhas, garante a compra de borracha natural extraída de seringais nativos da região para a fabricação de diversos produtos. Dessa forma, a Mercur vem contribuindo com a manutenção do modo de vida  dos seringueiros, e com a conser- vação de um mosaico de áreas protegidas no médio Xingu, município de Altamira (PA), com área de 8 milhões de hectares.  Nacionalização da Linha Apoio - A nacionalização da produção linha de apoio da empresa, que teve início em 2020 com o lançamento da nova Mu- leta Canadense Fixa, também faz parte desse movimento. Ela busca reduzir os impactos ambientais ocasionados pela importação de produtos, além de priorizar matérias primas sustentáveis e reduzir o uso dos insumos esgotá- veis. O novo modelo da Muleta, por exemplo, utiliza  24% menos alumínio.  Bolsa Térmica Natural, o primeiro produto 100% renovável da Mercur. Ela é feita com caroços do açaí da Palmeira Juçara e revestida com uma macia camada de algodão orgânico. Produzidos por agricultores agroecológicos, esses insumos representam mais uma fonte de renda para centenas de famílias que auxiliam na preservação dos biomas em que se inserem. “Toda a transformação que vem sendo vivida pela Mercur está sendo construída e conduzida pela atuação das pessoas com as pessoas. Todos estamos aprendendo que para sustentar a vida no planeta é fundamental que a ca- minhada de cada indivíduo seja construída com os outros, a partir dos seus contextos de vida”, reflete Hoelzel.  Unindo pessoas e organizações Lunetas Avista - surgiu de uma vontade de ampliar os olhares, ser plural e conhecer de perto as infâncias do Brasil. O evento promoveu conversas sobre como os adultos podem propiciar um ambiente seguro para que as crianças apenas “sejam”? e quais os desafios para criar condições para que essa potência seja alcançada. Além disso, cocriou e participou de  cur- sos com a Universidade de Santa Cruz do Sul, a Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, entre outros parceiros, para compartilhar suas experiências e aprendizados.  Inovação - Agora, seu objetivo é contar com esses parceiros, além de star- tups, empresas e universidades para uma nova transformação: ampliar sua capacidade de inovação. A empresa quer renovar sua cultura interna, incentivar o intraempreendedorismo e cocriar novos produtos, serviços e soluções. “Queremos inovar para valorizar a vida. Nesse processo pelo qual passa- mos há 13 anos, nosso trabalho deixou de ser apenas uma forma de ga- nhar dinheiro e passou a ser uma ferramenta de valorização da vida. Hoje, nosso desafio é garantir a continuidade deste jeito de ser em um contexto competitivo de mercado e crise econômica, operando sempre conforme os nossos Direcionadores”, afirma Douglas Hoelzel Hermes que atua no Pro- jeto de Inovação e na Coordenação Financeira da empresa. Quem desejar contribuir com esse projeto pode entrar em contato com a empresa através do site : bit.ly/DesafiosMercur . Com a virada de chave a Mercur reescreveu sua história com a educação, buscando compreender como poderia facilitá-la. Divulgação/Mercur9

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