Revista LOJAS Papelaria - Edição 304

LOJAS PAPELARIA 8 IMPRESSORAS Nos últimos meses de 2020 o mercado brasileiro de impressão reagiu, mas o ano começou e as vendas de impressoras caíram. No primeiro trimestre de 2021 foram comercializados 654.228 equipamentos, 0,8% a menos em relação ao mesmo período de 2020. Por categoria, foram 559.630 modelos jato de tinta, cres- cimento de 3,3%; 93.187 a laser, queda de 20%, e 1.411 matri- ciais, alta de 39,8%. Deste volume, 444.797 foram para o varejo e 209.431 para o mercado corporativo. Os dados são do IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2021, estudo realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. “O mercado de impressoras tem sofrido muito, especialmente o de modelos a laser, que é mais orientado ao mercado corpora- tivo. Segundo os distribuidores, algumas empresas começaram a retomar seus negócios, ainda que em um ritmo mais lento, e outras voltaram a ter atividades presenciais, mas foram novamen- te impactadas no início de março quando a pandemia alcançou recordes no Brasil e o comércio voltou a ter regras mais rígidas de funcionamento”, explica Rodrigo Pereira, analista de Consu- mer & Commercial Devices da IDC Brasil. Além disso, completa Rodrigo, “há outros fatores que tornam a recuperação mais len- ta, como a escassez de insumos, o dólar alto e a própria falta de produtos no Brasil”. Já o segmento de inkjet, segue com aparelhos tanque de tinta ganhando a preferência do con- sumidor - dos 559.630 vendidos, 311.767 foram dessa categoria -, porém, o dólar e os preços mais altos abriram espaço para que os Estudo aponta crescimento nas vendas de impressoras à tinta e queda nos modelos a laser O mercado total caiu 0,8% no 1º trimestre de 2021, de acordo com o IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2021 equipamentos com cartucho de tinta voltassem a ter presença no mercado, com um crescimento de 4,2% contra 2,5% dos equipamentos de tanque de tinta. “Em um cenário com demanda e preços altos, o segmento de máquinas com cartucho encontrou uma oportunidade, ganhou um pouco mais de espaço e contribuiu para o crescimento de 3,3% do mercado à tinta total”, explica o analista da IDC Brasil. Segundo ele, seja pelo preço competitivo ou pela durabilidade dos suprimentos, as impressoras à tinta têm conquistado pequenas e médias empresas, refletindo a transformação e a mudança de paradigma que vêm acontecendo também em outros mercados. Em termos de receita, o estudo da IDC Brasil mos- tra que o mercado brasileiro de impressão fechou o 1º trimestre com R$878,2 milhões, 22,3% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, sendo R$617,2 milhões gerados pelas vendas de máquinas inkjet, R$258,8 milhões de vendas de impressoras a laser e R$3,2 milhões de matriciais. Da receita total, o mercado corpo- rativo respondeu por R$489 milhões e o varejo por R$389 milhões. 559.630 Jato de tinta (+ 3,3%) 93.187 Laser (- 20%) 1.411 Matriciais (+ 39,8%) 444.797 - Varejo 209.431 - Mercado corporativo 654.228 impressoras comercializadas Números do Primeiro Trismestre 2021

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