Revista LOJAS Papelaria - Edição 306

LOJAS PAPELARIA 27 SERVIÇOS HaaS, acrônimo de hardware como serviço, está nos glossários de tecnologia e nas estratégias de empresas que passaram a contratar equipa- mentos como um serviço e pagar mensalmente. Agora chegou a vez de HaaS entrar no voca- bulário das escolas, mas de uma forma muito mais completa e pelas mãos de quem conhece e entende os desafios de educadores e gestores educacionais. Especialmente para instituições públicas e privadas do país, da educação infantil ao ensino superior, a Positivo Tecnologia passa a oferecer o serviço HaaS4edu. Trata-se de um programa dinâmico e modular, que se adequa a cada necessidade das escolas e tem diferenciais como produtos apropriados para as demandas de desempenho e segurança do ensino presencial, remoto ou híbrido. O Haa- S4edu faz parte do portfólio de soluções da Po- sitivo as a Service, área da Positivo Tecnologia focada em serviços como locação de dispositi- vos eletrônicos e suporte técnico. O HaaS4edu também compreenderá o pacote de soluções do Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Ino- vação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação. O HaaS4edu oferece suporte de hardware e software durante todo o tempo de contrato, in- clusive a inédita assistência na casa do aluno, em todo território nacional. “A pandemia acen- tuou a necessidade por computadores, tablets e celulares nas escolas, mas mostrou também que é preciso integrar, gerenciar e suportar toda essa tecnologia e ter garantia do investimento. É isso que o HaaS4edu oferece”, diz Rodrigo Guercio, vice-presidente de negócios corpora- tivos da Positivo Tecnologia. “Com os serviços Positivo Tecnologia apresenta modalidade de hardware como serviço para demandas de escolas Mais do que locação de equipamentos de informática, o serviço inclui dispositivos customizados que garantem segurança e desempenho, suporte com atendimento local e substituição imediata de equipamentos. Hardware como Serviço (HaaS) evita interrupção de aulas, mantém o fluxo de caixa e a atualização do parque tecnológico em instituições de ensino de locação, as escolas diminuem custos, fazem economia e ainda melhoram a educação com os benefícios da tecnologia”, completa Alvaro Cruz, vice-presidente do Educacional - Ecossis- tema de Tecnologia e Inovação. Os equipamentos, por exemplo, são indicados em função da necessidade da escola e per- fil dos alunos. A oferta considera desde a re- sistência das máquinas a quedas acidentais e derramamento de líquidos até o desempenho exigido para cumprir as disciplinas de determi- nada turma. “O programa é modular e a escola pode compor o parque tecnológico da maneira que melhor a atenda tanto interna como exter- namente, sem se preocupar com o tempo de vida útil, pois os contratos preveem eventuais substituições”, explica Fabio Alejandro, diretor da Positivo As a Service na Positivo Tecnologia. Serviço completo - só ligar o dispositivo e estudar As máquinas, no entanto, são apenas um item do serviço. Como um programa completo, o Ha- aS4edu faz desde o inventário do que a escola já tem e o diagnóstico do que precisa até a ins- talação física de todos os dispositivos locados, o gerenciamento do projeto e o suporte. “Dei- xamos a operação rodando e damos assistên- cia durante todo o contrato, 24x7, por telefone e presencialmente também. Não conhecemos nenhum outro modelo de HaaS que o próprio fabricante das máquinas locadas responda por todo o processo, atendendo desde o primeiro nível do service desk até field service, se neces- sário. É como ter uma equipe de suporte extra”, explica Fábio. No caso de algum computador interno apre- sentar problema durante uma aula de labo- ratório, por exemplo, o HaaS4edu oferece o hot backup para operações emergenciais e faz a troca imediatamente, evitando a inter- rupção de aulas. A nova modalidade de HaaS exclusiva para instituições de ensino também oferece serviços de geolocalização em tempo real e bloqueio de aplicações, funcionalida- des úteis em casos de desvios e furtos de dispositivos. Além de garantir o melhor equipamento de in- formática para cada perfil de aluno, o HaaS4e- du assegura que alunos de uma mesma turma tenham os mesmos aplicativos e conteúdos no momento da aula, em total segurança. Basta que o estudante digite o pin ao se conectar à internet e o dispositivo receberá as configura- ções definidas conforme o perfil. A customiza- ção também prevê acesso apenas a conteúdos permitidos. Na ponta do lápis Em termos financeiros, o hardware como servi- ço também é bastante vantajoso para as insti- tuições de ensino, pois não precisarão imobili- zar de uma vez grandes recursos. Pode também melhorar o fluxo de caixa, conservar linhas de crédito, deduzir parte do valor no Imposto de Renda, reduzir custos operacionais com equipe de TI e ter sempre equipamentos modernos. O HaaS simplifica processos, traz ganho na efici- ência de TI e principalmente flexibilidade econô- mica. Para escolas, isto se traduz em redução de custos, garantia total e melhor experiência aos alunos. Além disso, a escola não precisará mais se pre- ocupar com o descarte ecológico das máquinas após a total depreciação, nem terá que se pre- ocupar com a sanitização de dados relevantes no momento de devolução das máquinas, pois esses serviços já estão inclusos no HaaS4edu. “Neste momento em que a tecnologia ganhou ainda mais relevância e precisa ser viável às es- colas, o HaaS4edu é uma alternativa transfor- madora”, completa Fabio.

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