Revista LOJAS Papelaria - Edição 308

LOJAS PAPELARIA 25 Michelle Cirera, supervisora de desenvolvimento de produtos da DAC, re- lata que a empresa percebeu que, após a pandemia, com o home office, a organização se tornou algo essencial para uma performance boa no dia a dia. “Entendemos que o mercado de organização ganhou importância na vida dos consumidores e, assim sendo, lançamos toda uma coleção volta- da para essa necessidade de organização em casa. Através de pesquisas, conseguimos detectar que o consumidor deseja produtos inovadores, que os ajudem a manter o ambiente bonito e organizado. O mercado de orga- nização sempre foi muito básico e, agora, percebemos que o consumidor deseja algo diferente, que chame a atenção.” A DAC fornece sempre ajuda as seus clientes para realmente impulsionar as suas vendas, conforme Michele. Percebemos, durante este trabalho, que a exposição dos produtos é o primordial. Tanto no online como no offline, o ponto de venda precisa mostrar qual o uso do produto para que o consumi- dor identifique a necessidade dele. Quando exposto e ambientado, a venda do produto é certa.” Douglas Takahashi, gerente de novos negócios da Tilibra, reconhece que esse segmento de produtos ganhou destaque durante a pandemia, principalmente no início, quando os profissionais tiveram que adotar o home office e viram a necessidade urgente de adequar o ambiente doméstico para o trabalho. “O mesmo vale para o ensino remoto, que trouxe crianças e jovens para casa, sendo necessária a adequação do ambiente para um melhor aprendizado. Com isso, vimos o aumento nas vendas de produtos para organização, bem como de itens de escrita e escritório. No atual cenário, com empresas reto- mando suas atividades presenciais, seja de maneira presencial ou híbrida, e com o retorno das aulas nas escolas de todo o país, nossas expectativas são de boas vendas para esses itens. Tanto empresas, quanto escolas, estão organizando novamente seus ambientes para receber as equipes e alunos, o que reflete em uma demanda de itens de organização.” Soluções de facilidades Organização da casa ou do trabalho pode ser uma tarefa simples à primeira vista, mas é preciso ter disciplina e dedicação para conseguir incorporar a praticidade ao cotidiano, revela Nilmar Silva, supervisor de marketing e pro- dutos eletrônicos da Polibras. “Além de tornar as ações do dia a dia mais ágeis, a organização da casa deixa o ambiente mais limpo e aconchegante, trazendo bons fluídos para o lar. Para essa tarefa, as pastas abas ou sanfo- nadas e outros utensílios são itens essenciais e que podem fazer a diferen- ça. Pensando nisso, nós da Polibras, oferecemos ao mercado soluções de facilidades, com o nosso toque especial de criatividade com organização. Apostamos no retorno de uma linha que sempre foi um sucesso, diz Silva, a Linha Dots traz ao mercado uma combinação que agrada a diferentes pú- blicos, geek, vintage e gamers com novo design que dá ideia de movimento com combinação de cores vibrantes nos formatos Aba e Sanfonadas A4, com 12 divisórias. “A linha Dots foi desenvolvido para os jovens que querem organizar com estilo sem perder a sua principal característica, dentro de um contexto acelerado de tecnologia, jogos, danças e vídeos. Mudanças econômicas de tendência contínua e aceleração de mudan- ças na tecnologia. Esses fatores, atrelados às redes sociais, segundo Silva, podem impulsionar as vendas. “É altíssimo o número de blogueiras e you- tubers dedicados à organização de documentos. Hoje, é possível contratar um personal organizer online  que ensina como organizar, arrumar, compac- tar o seu dia a dia ou de sua empresa, manter a organização para aumentar significativamente a produtividade e a satisfação de todos que ali estiverem. Hoje, temos parceria com alguns influenciadores digitais em cada estado. Eles estão nos ajudando nessa tarefa de vender os nossos produtos.” Adequação Com as constantes altas nos preços dos insumos, observa o gerente de marketing da ACP, Eduardo Zaw, o poder de compra dos consumidores reduzido devido às altas em geral. “Acredito que não basta produtos cha- mativos, com estampas famosas para atrair as vendas. O momento é de trabalhar com produtos que atendam às necessidades dos consumidores, mas que também estejam dentro do orçamento deles, e isso também vale para empresas, que enxugaram muito seu quadro de funcionários, optando por trabalho remoto, reduzindo, assim, custos e impactando no consumo de impressões, papel etc.” Zaw constata que a pandemia e o próprio avanço da tecnologia mudaram um pouco nosso cenário “Hoje em dia, com o home office e o mergulho cada vez mais profundo no universo da tecnologia, muitas empresas e pes- soas estão trabalhando com documentos virtuais (PDFs, imagens etc.), o que impacta em uma menor demanda para impressão, menor consumo de papel e, por consequência, menor uso de pastas para arquivar e organizar papéis. Mesmo assim, a demanda por pastas ainda existe, as empresas precisam se adequar aos novos tempos, criando produtos que não aten- dam apenas à questão de organização de papéis, mas também a versatili- dade de se transportar outros materiais.” Perspectivas O gerente de marketing da ACP entende que, neste momento, é fundamen- tal manter um bom relacionamento com os fornecedores de matéria-prima, a fim de manter boas negociações e prazo de entrega que atendam os fabricantes. “Estamos apostando em um leve crescimento, porém com os pés no chão, o País ainda não se recuperou e, embora ‘ser positivo e pensar que tudo vai dar certo’ seja bom, temos que ser realistas. O vírus ainda está aí, mui- tas famílias e empresas estão passando por momentos delicados, o futuro econômico ainda é incerto de forma geral. Temos que trabalhar e ser perse- verantes, porém com cautela e sempre de olho nas notícias econômicas e políticas, que nos afetam diretamente. Penso que o momento é de raciona- lidade, todo o mercado precisa agir com cautela, analisar o cenário político e econômico antes de tomar qualquer iniciativa. Temos que pensar positivo, porém com os pés no chão.” Natália, da Acrimet, concorda: “Somos otimistas, mas mantendo o pé no chão. Esperamos que haja uma retomada mais significativa da economia, mas estamos atentos aos desafios que atingem toda a cadeia produtiva. Michele, da DAC, acredito que o planejamento e a antecipação sejam essen- ciais para sanar qualquer desafio ou problema que venha a surgir. “Aqui na DAC, temos planejamento anual, o que nos ajuda a saber o consumo de insu- mos e matéria-prima por ano. Outra coisa importante é o relacionamento com os nossos fornecedores, que são super parceiros e nos ajudaram e ajudam a enfrentar esses problemas. Para nós, o segundo semestre está sendo su- perpositivo. Em comparação ao ano passado, já notamos um grande cresci- mento no consumo e esperamos que para o próximo ano cresça ainda mais.”

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