Revista LOJAS Papelaria - Edição 312

LOJAS PAPELARIA - 27 registrar a experiência, além de uma loja física da Faber-Castell, ao final, para tornar o passeio ainda mais completo. No O Lápis Mais Criativo do Mundo, oito artistas e personalidades de diferentes segmentos apresen- taram criações exclusivas que tiveram um ponto em comum: foram criadas a partir de esboços produzidos com o mesmo lápis, em uma corrente de criatividade. O espaço reuniu uma “Prece da Criatividade”, do Padre Fábio de Melo; um vestido do estilista Alexandre Herchcovitch; luminárias do designer Paulo Biacchi; e outras obras inéditas dos artistas Sig Bergamin, Carlos Ruas, Hanna Lucatelli, Maddu Magalhães e Studio Dalzotto. Para oferecer uma experiência imersiva, cada criação contou com sons que remetem ao ateliê ou espaços nos quais foram criadas. Na área dedicada ao O Lápis e as Invenções estiveram trabalhos de criativos brasileiros que tiveram um grande impacto para a sociedade. Foram três objetos em foco: Mochila Filtro, do projeto Água Camelo; Poste de Garrafa Pet, da organização Litro de Luz. Já no espaço Os Lápis que fizeram história, os visitantes encontraram uma instalação multimídia no formato de livro digital com rascunhos inéditos de grandes invenções mundiais, entre elas: um esboço do 14 Bis de Santos Dumont; o Manuscrito da Missões Folclóricas de Mário de Andrade; o Orelhão, criado por Chu Ming Silveira, entre outras. A mostra contou também com um espaço dedicado a expoentes da comunidade artística. Em Os Lápis Fazendo Arte, estavam os primeiros rascunhos dos personagens Bidu e Franjinha (da Turma da Mônica), de Mauricio de Sousa, e obras inéditas, criadas a partir de esboços à lápis, das artistas plásticas Regina Silveira, da drag queen amazônica Uýra Sodoma e intervenções multimídia dos ar- tistas digitais VJ Suave. O último espaço da mostra ressaltou um tema inerente à história da Faber-Castell: a sustentabi- lidade. Por meio do ambiente O EcoLápis Faber-Castell foi apresentado todo o seu processo de produção. As pessoas puderam interagir e aprender sobre o tema de uma maneira lúdica e diver- tida. A ideia foi chamar a atenção das pessoas para o fato de que a marca é a única empresa no mun- do a plantar a madeira para seus lápis, que são 100% fabricados com matéria-prima de refloresta- mento. Os mais de 10 mil hectares de florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, servindo não apenas como uma fonte sustentá- vel de matéria-prima, mas também para compensar toda a pegada de carbono das unidades de produção da companhia em todo o mundo. Para fechar com chave de ouro, o percurso terminava em um elevador interativo com experiência sonora. Ambientado com a música ‘Aquare- la’, do cantor Toquinho, o espaço fez uma homenagem ao artista que faz parte da história da Faber-Castell.

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