Revista LOJAS Papelaria - Edição 312

28 - LOJAS PAPELARIA GESTÃO Segundo a pesquisa Sobrevivência de Em- presas (2020), realizada pelo Sebrae Nacio- nal, 29% das instituições classificadas como MEIs (Microempreendedores Individuais) fe- cham as portas após cinco anos de ativida- des. Para as microempresas, a taxa fica em 21,6% e as de pequeno porte 17%, ambas no mesmo período analisado.   Outro dado importante que atesta a necessida- de da gestão de negócios é o crescimento de trabalhadores autônomos: no segundo trimestre de 2021, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Es- tatísticas), o número daqueles que trabalham por conta chegou a 24,8 milhões de pessoas, alta de 4,2% em relação aos três meses imedia- tamente anteriores. A quantidade de trabalha- dores nesta condição corresponde a 28,3% da população ativa no mercado, segundo o IBGE.  Para atravessar 2022 com melhores alterna- tivas e evitar esse cenário, uma forma de or- ganizar seu negócio, suas atividades diárias e prestação de serviços são os aplicativos de gestão, disponíveis para smartphones, tablets ou computadores. Muitos desses mecanis- mos, que tiveram alta procura devido a pande- mia, possuem ferramentas de administração, finanças e de tarefas, por exemplo. Abaixo, confira uma lista de cinco opções de platafor- mas de organização empresarial.  1 - QuickBooks ZeroPaper Essa ferramenta possibilita a gestão financeira básica, por meio de controle e análise de fluxo de caixa empresarial. Com a plataforma, é pos- sível registrar as movimentações com geração de relatórios. O ideal, segundo a instituição responsável pelo aplicativo, é inserir as infor- mações financeiras no sistema exatamente 5 aplicativos que podem ajudar na organização do seu negócio em 2022 Fazer a gestão de negócios é uma tarefa fundamental para a sua sobrevivência, e a má administração é uma das principais causas da falência como estão nas contas bancárias do empre- endedor. Assim, o QuickBooks ZeroPaper fun- ciona como um espelho do extrato bancário. O aplicativo oferece recursos como fluxo de caixa; controle de recebimentos e despesas; emissão de recibos; gerenciamento de contra- tos; e alertas de vencimento.  2 - Controle de Vendas Aplicativo também desenvolvido no Brasil, é ide- al para o que o próprio nome do sistema diz: administrar as vendas. Empreendedores podem realizar o controle do fluxo de caixa por meio de resumos e relatórios, além de manter os dados dos clientes atualizados. O dispositivo permite as seguintes funcionalidades: cadastro de clien- tes; notificação de cobranças; e parcelamentos.  3 - Trello Possui funcionalidades para organizar as tare- fas de uma empresa, como reuniões, projetos, eventos e definição de metas. Empresas com equipes ou pessoas que dividem funções po- dem utilizar a ferramenta para atribuição de tarefas, cronogramas, métricas de produtivi- dade e calendários de atividades. O serviço possui um sistema de quadros e cartões que possibilitam essa organização das tarefas e dos prazos a serem cumpridos, bem como compartilhar as demandas com colegas do time ou de toda a empresa.  4 - Google Drive Ferramenta já conhecida pelo clound compu- ting, ou computação em nuvem, o Google Drive possui muitas funcionalidades para uma rotina de escritório, como é o caso do Google Docs, útil para a criação de arquivos de textos, pla- nilhas, formulários e apresentações de slides. Os arquivos, ao serem criados, podem ser compartilhados com outras pessoas da mesma empresa ou de instituições diferentes. O servi- ço está ligado a contas de g-mail. Associado ao Drive, o usuário ainda pode contar com o Google Agenda, para definir e organizar horá- rios de demandas e reuniões.  5 - KanbanFlow Este aplicativo, disponível somente para com- putadores, possui funções semelhantes ao Trello, com cartões em que são organizadas as tarefas a fazer, pendentes e em produção. Mas também permite que o empreendedor monitore a produtividade de seu negócio. Isso porque, por meio da função de cronômetro que as ativi- dades possuem e que pode ser acionada para que as pessoas responsáveis saibam quanto tempo elas empenham em cada tarefa. A pla- taforma é também indicada para quem procura ferramentas que possibilitem foco nas ativida- des, por proporcionar a função de timer dentro da técnica Pomodoro, na qual a pessoa dedica um tempo determinado (geralmente 25 minu- tos) para trabalhar na tarefa sem interrupções e focar na produtividade.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=