Revista LOJAS Papelaria - Edição 313

12 LOJAS PAPELARIA tos mais básicos nesta linha está nos fazendo experimentar um crescimento acima das nossas expectativas. Por fim, outros dois produtos tra- dicionais na Frama são as pastas Aba Elástico e Grampo Trilho de papel. Depois de ver parte da sua fatia ser tomada pelos produtos em plástico, estamos percebendo um desejo do consumidor em retornar para o papel tanto por questões de espaço (visto que as pastas de papel são mais compactas), preço e também sustentabilidade.” Zanette acredita que por mais que o mundo esteja mudando a uma velocidade nunca an- tes vista, os produtos para organização sempre serão necessários para os seres humanos. “A organização torna as pessoas mais produtivas e certamente mais felizes, pois um ambiente organizado proporciona mais tempo disponível que pode ser usado tanto para outras atividades profissionais quanto para o lazer. A produtivida- de no nosso país ainda precisa melhorar muito, tanto nas empresas privadas quanto em órgãos públicos, por este motivo entendemos que haja, para além do usuário habitual, uma demanda re- primida de consumidores que ainda não desco- briram os benefícios de um ambiente profissio- nal ou pessoal organizado e que são potenciais a serem explorados tanto pelos fabricantes e importadores quanto pelos lojistas.” Compactos e multifuncionais Uma das constatações de Jayme Smith, CEO da Polibras, é que os produtos estão cada vez mais compactos e multifuncio- nais para auxiliar nas rotinas das pessoas a qualquer momento, em qualquer lugar. “Hoje, produtos devem se adequar a casa, escola e escritório ao mesmo tempo. A conexão entre produtos físicos e digitais é uma tendência a ser perseguida, a auto- mação da organização é um grande instru- mento para aumentar a penetração desta atividade aos consumidores que não são ‘organizadores’ assíduos.” Smith observa que, atualmente, alguns itens, como caixas organizadoras, po- dem compor um ambiente, organizando e decorando ao mesmo tempo, pois com a consolidação do trabalho remoto para muitas pessoas, organizar os espaços em casa se tornou prioridade. E essa mudan- ça requer produtos que se adequem a to- dos os ambientes. Na opinião do CEO da Polibras, também, na maioria dos casos, as cores mudam de acordo com as tendências em decoração para aquele ano. Isso inclui estampas e texturas também. Quanto a design, as novidades vêm da adequa- ção aos novos modelos de escritórios, casas e apartamentos. “Como qualquer material de de- coração é importante que seja customizável ao gosto do cliente, poder escolher como montar seu produto de acordo com seu gosto pessoal é algo desejável. Muitas vezes, também, a redu- ção de espaços requer uma readequação nos tamanhos de caixas, por exemplo. A redução do espaço também leva a necessidade de otimiza- ção e verticalização dos materiais para organi- zação e os formatos modulares funcionam muito nesse sentido. O cuidado com a limpeza tam- bém é muito importante, o pó é um grande inimi- go da organização e da saúde, por isso, designs para caixas ou outros recipientes que permitem seu total fechamento ajudam muito. Exemplo são pegadores fechados e tampas ajustáveis.” Smith ressalta ainda que o grande diferencial da Polibras é a forma como se faz as coisas. “Nosso lema ‘pensar fora da caixa de forma a melhorar a vida dos outros’ é o que garante um ciclo de feedback constante dos consumidores e clientes. Cada desenvolvimento é testado e levado a todos níveis de questionamentos inter- nos, nós somos nossos maiores críticos. Fun- ciona para o usuário? É a melhor solução? Con- seguimos manter este padrão? Nesse sentido, priorizamos a qualidade dos desenvolvimentos em detrimento da velocidade de lançamento, focamos em produtos de ciclo longo, visando a funcionalidade ao usuário. Ressaltando que contamos com certificação da ISO 9001, e nos- sa experiência em produtos industriais também nos leva a manter uma padronização muito rígi- da dos materiais, garantindo sempre a mesma tonalidade de cor, resistência e durabilidade nos nossos produtos.” Visual diferenciado Eliane Prado Wingeter, gerente de marketing do Grupo Maxcril / Waleu, entende que, além de organizar, os produtos são excelentes itens de decoração, pois valorizam e trazem requinte ao ambiente. “Com tudo organizado, o espaço fica mais amplo e traz sensação de conforto e bem- -estar. Todos os produtos lançados pela empre- sa são pensados seguindo as tendências mais atuais e atendendo a necessidade dos clientes em função da versatilidade e inovação. O gru- po Maxcril segue rigoroso padrão de qualidade com objetivo de garantir ao consumidor final máxima satisfação com seu uso.” No mercado de produtos para organização em geral, avalia Eliane, os consumidores tem pro- curado por organizadores versáteis, modernos e que funcionem como peça de deco- ração. “Os itens mais procurados são os que possuem vários compartimentos para organizar o maior número de obje- tos e que tenham um visual diferenciado e colorido.” Conforto e personalidade Já é possível notar diversas mudanças no setor papeleiro e nas atividades presta- das. A indústria vem se reinventando e se adequando aos novos perfis de consumi- dores, afirma a analista de marketing da Carbrink, Aline Lopes. “O item de pape- laria vai muito além da organização, ele está atrelado com conforto e personali- dade. Passamos a maior parte do dia em nossas estações de trabalho e estudo, ocasionando a necessidade de um local acolhedor e personalizado, principalmen- te nessa nova realidade de home office onde a cultura do bem-estar é primor-

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