Faber-Castell

Tecnologia garante qualidade no setor de brinquedos

11/09/2008 - 00:09
O Dia das Crianças está se aproximando e, com isso, todas as atenções do mercado voltam-se para o setor de brinquedos, que apresenta um considerável aumento na produção e nas vendas durante o período que antecede a data. E como a produção de artigos infantis exige um imenso cuidado por parte das indústrias, a atenção em relação à qualidade dos produtos oferecidos nesta época aumenta na mesma proporção. Porém, o Dia das Crianças só traz à tona um assunto com o qual as indústrias deste segmento precisam preocupar-se durante todo o ano.

Se falhas em produtos destinados aos adultos, que naturalmente são mais atenciosos em relação aos perigos, podem resultar em sérios acidentes, artigos infantis com erros de fabricação podem acarretar conseqüências muito negativas a quem os consome. Por esse motivo, a indústria precisa se profissionalizar cada vez mais, pois é importante manter a qualidade, inclusive entre as empresas de menor porte.

E é nesse cenário que a tecnologia mostra-se importante. Não há como, por exemplo, calcular precisamente todas as peças de um brinquedo sem o auxílio de uma solução de gestão. “A tecnologia está aí para trabalhar a serviço da necessidade de cada empresa. No caso das indústrias de brinquedos, a principal necessidade é manter a qualidade dos produtos e, para que isso seja possível, o uso de uma solução de gestão é fundamental”, afirma Julio Bertolini, diretor comercial da ABC71 Soluções em Informática.

Realizar, em todos os produtos, a inspeção de qualidade é a principal atividade realizada por indústrias de brinquedos. Esse tipo de verificação garante que, se houver defeitos nas peças, eles possam ser corrigidos antes de o material ir para o mercado. E em um ERP há módulos destinados a essa checagem de maneira precisa e confiável. “Uma indústria de brinquedos não pode arriscar lançar seus produtos no mercado sem que antes eles tenham passado por uma rigorosa inspeção de qualidade. Afinal, por ter as crianças como seu principal público, toda a segurança é necessária”, completa Bertolini.

No final do ano passado, com o recall dos brinquedos chineses, que movimentam 45% do setor, a indústria nacional viu uma chance de ter a maior preferência do consumidor. O Dia das Crianças será o momento propício para que os produtos nacionais possam se destacar perante os importados e os empresários observem o crescimento das vendas e, conseqüentemente, dos lucros. Porém, para que isso aconteça efetivamente será necessário que a qualidade dos produtos oferecidos no mercado garantam segurança a todos os consumidores mirins. Informações: www.abc71.com.br.

  Mais notícias