Faber-Castell

Toy Fair Nürnberg completa 60 anos em grande estilo

16/10/2008 - 00:10
No último dia 13 de outubro Ernst Kick, CEO da Spielwarenmesse eG esteve presente na sede da Abrinq para anunciar as novidades da Toy Fair Nürnberg, principal feira de brinquedos, hobbies e artigos de lazer do mundo que ocorrerá entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2009.

A nova edição comemora seu 60º aniversário, trajetória que fez com que o evento se tornasse o mais importante no seu mix de marketing e a principal vitrine de produtos infantis.

A feira que começou em 1950 com 350 expositores, contou em sua última edição, em 2008, com 2.700 empresas e mais de 80 mil visitantes. “Cerca de 60% do orçamento das principais indústrias de brinquedos é gasto na Toy Fair de Nuremberg, onde são expostos mais de 1 milhão de produtos, sendo 70 mil inovações”, declara Kick.

Entre os destaques para a próxima edição, com certeza o que mais chama a atenção são os eventos especiais de comemoração do 60º aniversário. No dia 07 de fevereiro, os visitantes –o evento será aberto a todos- poderão conferir os fogos de artifício coloridos com efeitos especiais, além de variados programas de entretenimentos dispostos em três palcos.

Já no dia 08, durante a apresentação destinada aos expositores, as 35 manufaturas mais fiéis da feira receberão homenagem pelos seus 60 anos de exposição. Além disso, a cidade inteira entrará na feira. Em todo perímetro ocorrerão atividades surpresas para visitantes em lojas de departamentos, lojas de brinquedos e em palcos distribuídos pela cidade. O ar de brincadeiras com bandeiras, banners e vagões das empresas Nintendo, Herpa e N-Ergie cobrirão todo o centro da cidade.

Brinquedos Made Brasil
De acordo com Kick, o número de visitantes brasileiros tem apresentado um crescimento significativo. De 2006 para 2008 houve aumento de 48,5% de participação de empresas provenientes do Brasil e em 2009, a organização espera uma taxa de crescimento em torno deste percentual.

A presença brasileira nas áreas de exposição também está garantida. Já estão confirmadas 12 empresas de brinquedos do Brasil: Plásticos Nillo, Carimbrás, Home Play, Brinquedos Bandeirante, Brinquedos IFA, Anjo, Xalingo, Hobby Delivery, Algazarra, Carlu, Ki-tok e Nathor.

De acordo com os expositores brasileiros, a Toy Fair é uma excelente oportunidade para mostrar a qualidade dos brinquedos confeccionados no Brasil e para desenvolver novas parcerias de exportação, como Portugal e África.

Além de empresas de brinquedos, a Spielwarenmesse eG, assim como ocorreu no ano passado com o tema Caminho para a Escola, também está atraindo fabricantes de produtos escolares e de escritório, com o objetivo de desenvolverem um conceito consistente para a variedade de produtos para os primeiros anos escolares. O sucesso dessa empreitada já pode ser sentido na edição de 2009: a área destinada a exposição desses produtos foi expandida em mais 1.000 m². Segundo a organização, essas indústrias conferiram que a feira é uma excelente oportunidade para mostrar tudo o que as crianças e jovens precisam para suas atividades escolares diárias, ao mesmo tempo em que aproveitam para contatar firmas expositoras diretamente e fazer encomendas individuais.

Outra vantagem da participação das empresas são as visitas técnicas nas fábricas de empresas de renome mundial. Para ter uma idéia, na próxima edição já está confirmada a visita no grupo Geobra Brandstätter GmbH & Co KG, responsável pela produção da linha Playmobil, que está localizado em Zirndorf, na Alemanha. Essa linha de brinquedos é fabricada em diversos países, como Espanha, Malta, e República Checa e no Brasil ela é representada pela Sunny Brinquedos. Além desta, já foram confirmadas visitas às empresas Sigikid, Spielwaren Kurtz (loja de brinquedos com conceito diferente) e Schleich.

Outra área que apresentou crescimento é a LicenseCenter, localizada no Pavilhão 4, que cresceu 60%. Com isso, as agências de licenciamento e manufaturas ganharam mais espaço para mostrar os personagens e estrelas de filmes e entretenimento que estarão no auge em 2009.

  Mais notícias