Faber-Castell

Mais de 601os empregos estão no interior

29/07/2008 - 00:07
O Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2008, realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido do Sebrae, revelou que do total de 2,2 milhões de empresas formais empregadoras, 66,3% estão em municípios do interior, espalhados por todo o País. Do total de empresas formais, 2.184.934, ou 95,5% são micro ou pequenas.

Segundo o levantamento, micro e pequenas empresas que atuam no interior dos municípios concentram 64% do número de empregos do setor, o que equivale a cerca de 13,2 milhões de vagas. “Todos sabem que as grandes indústrias preferem atuar em regiões afastadas dos grandes centros. Já esta iniciativa também por parte de micro e pequenas empresas não era algo previsto”, comenta Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB. Porém, ele salienta que faz sentido que muitas empresas, independente do porte, prefiram estar mais próximas às grandes indústrias e, por conseqüência, do produto final.

A maior concentração de empregos oferecidos por micro e pequenas empresas está nos municípios da região Sul, detentora de 81,3% das vagas de trabalho. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 64,7%, e em terceiro o Nordeste, com 50,4% dos empregos oferecidos por empresas de pequeno porte, em comparação aos grandes centros e capitais. “Como sempre, micro e pequenas empresas aparecem nas pesquisas como grandes responsáveis por uma parcela considerável dos empregos oferecidos em todo o País. Dessa forma, ela continua mostrando sua importância na economia nacional e na melhora da renda de muitos trabalhadores”, salienta o diretor da ACEB.

Foram inclusos na pesquisa os setores Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços. O levantamento levou em conta informações do Dieese, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED) e da relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para obter mais detalhes sobre o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2008, acesse: www.sebraego.com.br/site/arquivos/downloads/Anuario_do_Trabalho_2008_65063.pdf.

  Mais notícias