Faber-Castell

Estudo de cartões revela disputa acirrada

30/07/2008 - 00:07
Estudo de cartões revela disputa acirrada Por CardMonitor

É difícil afirmar com segurança o tamanho do mercado de cartões Private Label no Brasil, um dos temas do C4 – Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que se realizará de 27 a 29 de agosto em São Paulo. Há, atualmente, centenas de médios varejistas que emitem esses cartões tornando as informações bastante imprecisas. O que podemos afirmar com relativa segurança é que os 12 maiores emissores concentram cerca de 90 milhões de cartões na versão PL pura (sem bandeira).

Afinal de contas, o que é um cartão Private Label? Como devemos tratar os cartões híbridos? E quanto ao Hipercard? Relatório de Monitoração do Mercado de Cartões da CardMonitor traz uma análise especial de alguns dos maiores cartões Private Label do Mercado. Os cartões Hipercard foram considerados pela sua origem e por estar fortemente ralacionados ao varejo (Wal-Mart, Bompreço, SAM´s Club etc).

Sabe-se, no entanto, que o Hipercard é um caso à parte, podendo ser tratado como uma grande bandeira ou mesmo um cartão de crédito convencional pela abrangência de sua aceitação. O Balanço do Unibanco reportou 9,3 milhões de cartões Hipercard em março de 2008.

Visitamos o varejo com o objetivo de adquirir os cartões e analisar itens como: processo de aquisição, materiais operacionais, informações da fatura, atendimento a clientes, taxa de juros, tarifa de manutenção de conta, seguros e demais benefícios oferecidos pelos diversos cartões.

Esse trabalho permitiu um contato com camadas mais simples da população. Passamos por experiências interessantes, tendo em alguns casos o crédito negado. Uma boa dica para quem quer ter esse contato mais próximo com o varejo é uma visita ao centro de São Paulo ou mesmo a um passeio pelo Shopping Interlagos, que concentra todos os principais varejistas de grande porte. Em nossa análise optamos sempre por tirar a versão mais básica do produto (o PL puro). Quando essa versão não estava disponível, como no caso das Casas Bahia, Ponto Frio e Submarino, tiramos a versão com bandeira. Na seqüência destacamos as principais conclusões do estudo especial.

Diferenciais de se comprar com o cartão próprio em relação aos demais cartões
Em geral, os cartões próprios oferecem uma pequena vantagem de poder parcelar em um prazo mais extenso sem cobrar juros. Mas isso não é uma regra. No cartão Ponto Frio, a condição é a mesma para qualquer cartão. Nas Casas Bahia, o parcelamento no cartão próprio é feito em menos parcelas do que se a compra for feita por um cartão de crédito de uso geral.

Em alguns casos, utiliza-se a estratégia de oferecer planos de carência para a compra efetuada: 60 dias sem juros no caso do cartão Pernambucanas ou prazos até maiores com juros: 0 + 0 + 0 + 8 vezes, no caso dos cartões C&A.

Além desses diferenciais, alguns cartões oferecem descontos em itens selecionados em catálogo. É o caso da Americanas e do Carrefour. O cartão Renner oferece 10% de desconto na primeira compra e apresenta algumas peculiaridades como, por exemplo, o fato de ter uma opção em que não há vencimento e as compras devem ser pagas sempre 30 dias após sua realização. Mesmo quando o cliente solicita um vencimento único, como em qualquer cartão convencional, não há envio de fatura para a casa do cliente. Esta deve ser impressa na loja ou na internet. Merece destaque o fato de o Carrefour oferecer táxi para entrega (até um raio de 10 km da loja) das compras pagas com cartão.

Facilidade de obtenção do cartão
Neste quesito merece destaque os cartões da C&A, Americanas, Renner e Riachuelo que apresentam um processo bastante ágil e rápido, facilitando a obtenção do produto por impulso. Não é necessária a apresentação de comprovantes de residência nem de renda. Basta um documento de identidade com foto. Em geral, os cartões são emitidos na hora. Carrefour e Ponto Frio não emitem na hora, mas permitem a primeira compra mediante uma autorização provisória. Nas Casas Bahia percebemos a importância de o cliente já ter um histórico no “carnê” para a obtenção do plástico. O próprio vendedor preenche a proposta e só se motiva a fazê-lo se o cliente estiver propenso a realizar uma compra na hora.

Juros e Tarifas de Manutenção de contas
Os juros cobrados são bastante elevados. Em geral, praticam-se taxas de 13% a 15% para clientes iniciantes e sem histórico. Exceções ficam por conta dos cartões Marisa, Riachuelo e Pernambucanas, que cobram taxas inferiores a dois dígitos (mês base de junho) para financiamento no rotativo.

Nenhum dos cartões pesquisados cobra anuidade. Porém, a maioria cobra uma tarifa de manutenção de conta ou emissão de extrato. Essas tarifas ficam ao redor de R$ 2,00 a R$ 3,00 por mês. Merecem destaque os cartões C&A, Hipercard, Renner, Riachuelo e Pernambucanas, que não cobram nenhuma tarifa.

Curiosidades
Enquanto a maioria dos cartões de varejistas buscam incentivar os pagamentos de fatura na loja motivando o cliente a fazer novas compras, os cartões das Lojas Americanas não permitem essa opção. Dos cartões analisados por nós, Hipercard e Ponto Frio destacaram-se por fornecerem os melhores “welcome kits” com informações detalhadas do produto. Os cartões com mais variedades de versões são os da C&A (9 versões) e da Americanas (8 versões).

Foram analisados os cartões das Lojas Americanas, C&A, Carrefour, Hipercard, Marisa, Casas Pernambucanas, Ponto Frio, Renner, Riachuelo e Submarino. A partir do próximo mês serão monitorados também os cartões Casas Bahia, Extra, Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Telhanorte.

A CardMonitor é uma empresa especializada em prover análises e informações para o setor de meios eletrônicos de pagamento. Em apenas três meses de existência, se consolidou como uma importante ferramenta para a tomada de decisões. É lida por executivos de alto escalão de bancos, financeiras, varejistas, processadoras, redes de captura, bandeiras, birôs de crédito, seguradoras e fornecedores tecnológicos. Informações: (11) 3254-7558.

C4-2008 – 4º CONGRESSO DE CARTÕES E CRÉDITO AO CONSUMIDOR
DATA: De 27 a 29 de agosto de 2008
LOCAL: Hotel Transamérica São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591 – São Paulo - SP)
HORÁRIO: Das 9h às 19h
INSCRIÇÕES: (11) 3186-4405, www.congressoc4.com.br

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