Faber-Castell

Redução de 12o consumo das sacolas plásticas na capital paulista

01/08/2008 - 00:08
Nos primeiros 30 dias em vigor na capital paulista, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas apontou uma redução de 12% no uso desse produto. O objetivo do programa é oferecer ao consumidor sacolas plásticas de melhor qualidade e promover o seu uso consciente.

Lançado na capital paulista durante a abertura da Apas 2008, em maio, o programa piloto contou com 16 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e duas das bandeiras VIP e Alvorada -, espalhadas em várias regiões da cidade.

Foram 1.328 pessoas envolvidas, entre promotoras e os operadores de caixa, que participaram dos treinamentos para a orientação dos consumidores sobre o uso das sacolas mais qualificadas, além de material explicativo nos supermercados.

Pesquisa realizada pela SP Trade em 12 supermercados de São Paulo, antes do programa, revelou que 13% dos consumidores utilizavam as sacolas em duplicidade nos supermercados e, em 61% dos casos, utilizavam menos da metade da capacidade de cada sacola. Com a melhoria na qualidade das sacolas e a orientação para a população, o uso de sacolas em duplicidade caiu 6,3% e a subutilização em 32,9%. Os clientes que deixavam os supermercados com as sacolas cheias eram 26% e hoje são 60,8%.

A redução obtida em um mês de programa piloto foi extremamente positiva frente ás metas da campanha. “Em um ano de trabalho, com melhoria da qualidade das sacolas e com a conscientização das pessoas, pretendemos reduzir em 30% o uso das sacolas”, afirma o presidente da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plasticos, Francisco de Assis Esmeraldo. Segundo Esmeraldo, 12% em 30 dias é uma marca importante: “representa 40% de nosso objetivo. Estamos no caminho certo”. A Plastivida é a entidade responsável pelo desenvolvimento da campanha, em parceria com o Instituto Nacional do Plástico (INP), a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Outras capitais
O Programa de Qualificação e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas segue em São Paulo através de treinamento de lideranças e ações itinerantes que irão levar os conceitos para mais supermercados da capital e do interior paulista.

Usada como piloto, a cidade de São Paulo serviu de base para a ampliação da iniciativa para os demais estados do Brasil. Até o momento, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, já contam com acordos com as associações supermercadistas locais e Rio Grande do Sul terá a assinatura do acordo no próximo mês.

Para tais localidades, a Plastivida prevê, além do material promocional e suporte aos supermercados, treinamentos à distância, em alinhamento com as associações supermercadistas de cada localidade. Esses treinamentos irão funcionar a partir de um manual de implantação da campanha, além de ferramentas para acompanhamento e avaliação dos resultados.

A indústria do plástico está trabalhando para disseminar o conceito de que sacolas plásticas mais resistentes evitam o uso em duplicidade, reduzindo o consumo desnecessário. O programa estabeleceu a produção e distribuição de sacolas plásticas mais resistentes, fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937 e identificadas com o Selo de Qualidade Abief-INP. Com resistência as sacolas suportam mais volumes e maior peso, o que reduz a quantidade de sacolas em circulação. Além disso, que a melhor qualidade garante um maior uso das sacolas plásticas, seguindo uma das premissas básicas do processo ambiental, que é o reuso. A Plastivida promove ações responsáveis como a de Reutilizar, Reduzir e Reciclar (os três Rs).

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