Faber-Castell

Comerciantes aguardam o Dia dos Pais otimistas

05/08/2008 - 00:08
De acordo com pesquisa realizada pela Serasa, divulgada no dia 28 de julho, 51% dos comerciantes brasileiros acreditam que o faturamento durante o período que antecede o Dia dos Pais irá aumentar consideravelmente. O resultado foi comparado ao mesmo período de 2007, quando 48% dos varejistas apostavam no aumento do faturamento. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de junho e 8 de julho com 1.010 comerciantes de todo o País.

“Como a renda de grande parte da população melhorou e esta parcela passou a recorrer ao comércio com mais freqüência, os comerciantes esperam que o ritmo de vendas não apenas seja mantido ao longo do ano, mas que em datas especiais, como o Dia dos Pais, ele ganhe mais força”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB – Associação Comercial Empresarial do Brasil.

Levando em consideração que este resultado é o maior registrado desde 2005, o executivo o atribui aos reflexos da melhora da economia. “Em agosto do ano passado o crescimento da economia brasileira já era uma realidade, mas ainda não havia resultados efetivos. Este é o ano em que os efeitos estão sendo notados”, completa o diretor da ACEB.

A pesquisa também revelou o percentual de lojistas que acreditam em queda no faturamento: 9%, contra 13% no ano passado. Já os que crêem que haverá estabilidade nos lucros somam 40%, enquanto em 2007 eram 39%. Em relação à quantidade de produtos vendidos (vendas físicas), 53% dos comerciantes esperam aumento, 35% apostam na estabilidade do resultado e 12% acreditam que haverá queda na quantidade de produtos.

As regiões Norte e Nordeste destacaram-se na pesquisa realizada pela Serasa. Enquanto na primeira 60% dos lojistas aguardam aumento do faturamento no Dia dos Pais, na segunda 58% apresentam expectativas positivas.

Na região Centro-Oeste, mostram-se otimistas 50% dos comerciantes, enquanto Sudeste e Sul encontram-se empatados com 48% dos lojistas que acreditam no aumento do faturamento. Informações: www.aceb.org.br.

  Mais notícias