Faber-Castell

Lucro da Henkel sobe na AL

08/08/2008 - 00:08
A alemã Henkel, dona de marcas como Super Bonder, Pritt e Cascola, registrou alta de 35% nos lucros do segundo trimestre na América Latina, para € 21 milhões. Já o faturamento da região cresceu 13%, para € 202 milhões. Ao lado do desempenho de outros mercados emergentes, como na Ásia, onde o lucro trimestral subiu 137%, para € 50 milhões, a operação latino-americana permitiu que a queda dos lucros do grupo não fosse maior.

O lucro operacional consolidado da empresa caiu 66,5% no segundo trimestre deste ano, comparado a mesmo período de 2007. Foram € 113 milhões, ante € 339 milhões no período de abril a junho do ano passado. No semestre, quando acumulou um lucro operacional de € 433 milhões, a queda ficou em 34%.

Em relatório, a empresa destacou os débitos que teve com reestruturação, que chegaram a € 256 milhões no trimestre, devido a um programa de reorganização interna e aquisição da produtora de adesivos e materiais National Starch, concluída no início de abril. Por outro lado, é também às operações da National Starch que a empresa creditou o aumento nas vendas registrado. A receita subiu de € 3,2 bilhões no segundo trimestre do ano passado para € 3,6 bilhões no trimestre mais recente, o que representa uma alta de 11,4%.

No semestre, a alta é de 4,6%, com faturamento de € 6,8 bilhões. A queda nos lucros ficou concentrada na Europa, onde estão dois terços do faturamento da empresa. No trimestre, o lucro caiu 10,7% no continente, para € 236 milhões. (Fonte: Gazeta Mercantil)

  Mais notícias