Faber-Castell

Pesquisa da ABIESV aponta para forte aquecimento

12/08/2008 - 00:08
A Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, ABIESV, uma entidade criada em 2004 com o intuito de organizar e normatizar toda a cadeia produtiva de equipamentos e serviços que atende o varejo no País, realizou uma pesquisa durante o mês de junho entre os principais representantes desse segmento. O período estudado abrange os cinco primeiros meses de 2008 e traça o ritmo de crescimento do setor.

Atualmente, como a classe C soma 44% da população brasileira, e tem tido uma participação de 46% no total gasto pelos consumidores e tíquete médio 6% maior, o varejo está cada vez mais atento aos desejos desse público. A forma encontrada pelos lojistas é equipar seus estabelecimentos com o que há de mais moderno e funcional, acompanhando as tendências internacionais.

Porém, para se manterem adequadamente equipados, os pontos de varejo precisam observar alguns itens, tais como iluminação, displays e posicionamento de mercadoria, fachada, mobiliário, equipamentos de segurança, além de um bom projeto arquitetônico, utilizando os serviços de toda a cadeia de fornecimento para o varejo.

Pesquisa Setorial
Os resultados da pesquisa da ABIESV apontam para um forte aquecimento em toda a cadeia produtiva de equipamentos e serviços que atende o varejo. Com relação ao faturamento, 40% dos entrevistados afirmaram ter sentido um aumento nesse período com relação a 2007, sendo que 20% dos respondentes notaram alguma estabilidade.

Esse cenário gerou um incremento no número de funcionários em 40% dos entrevistados, ou seja, para atender a demanda foi necessário contratar mais empregados. Porém, esse mesmo grupo apontou a falta de mão-de-obra qualificada como um fator preponderante para um maior crescimento.

Outro dado interessante é que 25% dos pesquisados está operando com sua capacidade instalada entre 80% a 89%. Já uma parcela de 20% afirmou estar utilizando totalmente sua capacidade.

Com relação à margem de lucro observada, a pesquisa mostra que houve estabilidade entre 35% dos entrevistados, contra 25% que tiveram aumento entre preço/custo no período.

“Os dados encontrados pela entidade podem ser considerados animadores, afinal o Brasil vive um momento de explosão do consumo das camadas mais populares”, afirma Marcos Andrade, presidente da ABIESV.

No entanto, os maiores problemas listados durante a pesquisa e que preocupam 65% dos entrevistados foram a elevada carga tributária e a competição acirrada de mercado, proveniente de empresas não-legalizadas e produtos de qualidade inferior, com preços menores.

Marcos ressalta ainda que há um certo otimismo por parte dos empresários do setor quanto à expectativa de crescimento para 2008. “Cerca de 40% apostam em taxas que variam de 8% a 20%”, finaliza o executivo.

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