Faber-Castell

Libercard alça vôo no mercado de cartões

12/08/2008 - 00:08
Por Heloisa Valente

Com pouco mais de quatro meses de operação, a bandeira Libercard já conquista clientes corporativos e estabelecimentos na cidade de Fortaleza (CE). A companhia, que pertence à Mandacaru administradora de cartões do Grupo Guanabara, atua no mercado de meios de pagamento com foco em produtos como cartões de crédito e gestão de benefícios, com mecanismos pré e pós-pagos.

Júnia Moreira da Fonseca, sócia-diretora da Libercard, diz que são aproximadamente 500 pontos comerciais credenciados na aceitação do plástico. "Os cartões utilizam um sistema de compras bastante moderno e inovador, sendo a primeira rede smart contactless da América Latina para meios de pagamento", conta. A empresa trabalha, ainda, no lançamento de outros produtos que irão aliar pagamentos em transporte e comércio.

A bandeira também credencia os estabelecimentos utilizando sua própria rede. São variados os setores comerciais de aceitação, como mercados, farmácias, postos de combustíveis e lojas de departamento. De acordo com a executiva, fica em evidência o comércio de bairro, com o objetivo de trazer comodidade e facilidade para os clientes. "Queremos estar no dia-a-dia das pessoas. Para nós, inovação, facilidade e acessibilidade formam o nome do jogo", ressalta.

As soluções estão adaptadas para suportar transações de pequeno valor, mas não se restringem às classes populares. No entanto, Júnia comenta que este é um nicho importante para os negócios. A operação, atualmente restrita à Fortaleza, pode ganhar outros mercados em breve. Novas cidades e Estados já estão na mira da administradora de cartões.

Nesta primeira etapa dos trabalhos, os cartões chegam às mãos dos usuários via clientes corporativos, que concedem aos colaboradores os benefícios. Mas, a idéia é expandir esse mecanismo diretamente ao portador. O cartão inteligente, com utilização de chip, paga por aproximação e digitação de senha. A compra é processada "real time", com agilidade e segurança.

O Libercard unifica em um só cartão inúmeros produtos de crédito e benefícios corporativos, tudo contabilizado e registrado separadamente. Para facilitar ainda mais, o pagamento pode ser efetuado através do desconto na folha. A tecnologia dos cartões permite que a empresa realize o pedido de carga e que o funcionário faça a recarga de créditos nos próprios estabelecimentos credenciados.

Atualmente, os produtos administrados são o Liber Compra e o Liber Vale Alimentação e Cesta básica. Com eles, os usuários podem comprar alimentação, medicamentos, pagar por refeições e ainda adquirir crédito para o vale transporte eletrônico. O case da Libercard será apresentado durante o C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, evento que a Partner Conhecimento realiza entre os dias 27 e 29 deste mês, em São Paulo.

Em sua palestra, programada para o dia 28 de agosto, Júnia falará sobre o universo do cartão-transporte: um mercado a ser explorado. De acordo com ela, a principal abordagem estará centrada na chamada “Camada Quatro” (base da pirâmide social) que vem impulsionando tecnologias inovadoras neste setor,facilitando a vida das pessoas com maior autonomia e liberdade.

  Mais notícias