Faber-Castell

Uso de cartões pelos brasileiros decola no País

14/08/2008 - 00:08
Os meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito e débito) crescem a cada ano no Brasil e vêm, aos poucos, substituindo o cheque. Um estudo do Banco Central mostra esta evolução: ao final do ano passado, o uso dos cartões - sem contabilizar pagamentos em dinheiro - somou 50% dos pagamentos no varejo. Em 2006 este percentual era de 46,2%. Na mesma base comparativa, a representatividade do cheque caiu de 23,1% para 19%.

Em valores, sobretudo nas compras de menor valor, é cada vez mais presente o uso dos cartões. Entre 2006 e 2007, os cartões de crédito cresceram 24,6%, movimentando R$ 182 bilhões. Já os cartões de débito tiveram elevação de 23,8%, para R$ 83 bilhões. A evolução da indústria de cartões é um dos temas principais do C4 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, evento que a Partner Conhecimento realiza entre os dias 27 e 29 deste mês, em São Paulo.

Mais de 100 palestrantes, nacionais e internacionais, estarão reunidos no Hotel Transamérica - durante esses três dias - para debates sobre as principais questões que envolvem este dinâmico setor. Neste ano, o evento que chega à sua quarta edição, terá como o tema central "Cartões de Crédito, do começo ao futuro". Entre os principais assuntos a serem abordados estão: Bandeiras após IPO´s; Convívio entre Celular, Cartão e POS; Inclusão dos "sem cartão" no mercado de meios eletrônicos de pagamento; Uso Consciente do Crédito; e a Bolha do Crédito ao Consumidor.

A programação completa do congresso está disponível no www.congressoc4.com.br.

  Mais notícias