Faber-Castell

Especial Escolar 2008 - VCP destaca a EcoEficiência

04/09/2008 - 00:09
A VCP, empresa do setor de celulose e papel do Grupo Votorantim, participa da 22ª edição da Feira Escolar, dando ênfase ao diferencial do processo de produção de seus papéis. O Copimax, principal marca do portfolio da Empresa, destaca-se não só pela ecoeficiência, mas também por possuir a certificação FSC - Forest Stewardship Council.

Durante o evento, a VCP reforça seu conceito de EcoEficiência, alinhada ao princípio de se produzir mais utilizando menos recursos ambientais. O processo da ecoeficiência é adotado desde 2005 e considera ações em todo o ciclo produtivo, que vai do plantio de eucalipto até a utilização do papel pelo consumidor final.

A VCP foi pioneira ao se tornar signatária da Declaração Internacional sobre a Produção mais Limpa, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A partir disso, foram revistos todos os processos produtivos e implantadas ações em busca do mínimo impacto ao meio ambiente.

A companhia tornou-se referência internacional no uso de água para produção de celulose e, mais recentemente, um estudo inédito do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) destacou o programa Poupança Florestal da VCP como um exemplo de combate à pobreza e contribuição para o desenvolvimento humano.

Além de desenvolver produtos com excelente desempenho em impressoras e copiadoras, a VCP está preocupada com a responsabilidade socioambiental. O Copimax, por exemplo, possui uma das principais certificações internacionais de manejo florestal, a FSC. A conquista deste selo garante que o manejo das florestas e a gestão dos processos estão de acordo com os mais elevados critérios de controle ambiental.

Todas estas práticas estão alinhadas ao compromisso da empresa com o Pacto Global. Desde 2007 a VCP é signatária desta iniciativa da ONU e desenvolve uma série de ações ligadas aos temas: direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Isto significa um compromisso real da empresa com ações responsáveis.

Novo site
Um dos destaques da VCP durante a Escolar é o lançamento do novo site do Copimax (www.copimax.com.br). Neste espaço virtual os consumidores poderão conhecer o produto e entender um pouco mais sobre EcoEficiência e Produção Mais Limpa. O site apresenta os cinco elementos que são a base das ações sustentáveis da VCP – Água, ar, energia, terra e pessoas. Além disso, o canal disponibiliza informações sobre o processo produtivo, a história do papel e sugestões de cuidado para estocagem e utilização.

  Mais notícias