Faber-Castell

TI em micro e pequenas empresas

09/10/2008 - 00:10
Nos últimos anos, grandes indústrias têm investido fortemente em tecnologia. As soluções ERP são as mais procuradas, uma vez que elas integram todo o sistema de produção (desde o abastecimento do estoque, passando pelo chão de fábrica, até as vendas), permitindo que haja o controle das informações por parte dos administradores e, por conseqüência, diminuindo os riscos de erros durante a fabricação.

Mas esta preocupação e capacidade de investimento não se limitam apenas às grandes indústrias. Atualmente, micro e pequenos empresários vêm sentindo a necessidade de investir em tecnologia para melhorar a qualidade do produto final. “Com a competitividade acirrada que observamos atualmente e o forte investimento em tecnologia por parte das indústrias, empresas de menor porte sentiram a necessidade de acompanhar os passos das grandes companhias, para não ficarem para trás ante o mercado consumidor”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB – Associação Comercial Empresarial do Brasil.

Apesar da real necessidade de investimento em tecnologia, até pouco tempo empresas de pequeno porte encontravam dificuldades em adquirir um software de gestão. O custo, que para muitas empresas não era acessível, pode ser considerado o maior obstáculo que as impedia de fazer a aquisição.

E para facilitar o acesso delas à tecnologia, alguns fornecedores de software de gestão estão facilitando a aquisição através do cartão BNDES, que tem como objetivo financiar investimentos de micro, pequenas e médias empresas. O banco proporciona empréstimos de até R$ 250 mil por banco emissor (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Bradesco), valor que pode ser pago em até 36 parcelas com 1% de juros ao mês.

A ABC71 Soluções em Informática é um exemplo. Além de desenvolver um software destinado às MPMEs, o Omega Xpress (que consiste em um pacote com módulos básicos e comuns à maioria das empresas, como “compras”, “faturamento”, “estoque”, “fluxo de caixa” etc.), a empresa facilita a aquisição deste sistema através do cartão BNDES. Há, também, a opção de aquisição por aluguel (pagamento mensal, de acordo com o número de acessos) ou licenciamento (a empresa compra a licença de uso do software).

Há inúmeros softwares no mercado capazes de atender às exigências de cada empreendimento. Porém, o diretor da ACEB alerta o empreendedor a analisar com cautela quais são suas reais necessidades, para que ele possa optar pela solução adequada aos processos de sua empresa. “Atualmente, micro e pequenas empresas têm várias opções e facilidades para investir em tecnologia. O que não pode ser deixado de lado é o investimento em consultores de TI, capazes de entender o que aquela determina empresa precisa”, finaliza Ascenção. Informações: www.aceb.org.br.

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