Faber-Castell

Crise ainda não afeta mercado consumidor de shopping

21/10/2008 - 00:10
O MercadoFlux, indicador da atividade comercial de shopping, registrou aumento de 3% na atividade comercial de shopping na primeira quinzena de outubro, em relação a igual período de 2007. A análise prévia do mês de outubro foi realizada com o objetivo de perceber se o mercado de shopping está sendo afetado pela crise econômica que preocupa o mundo nas últimas semanas. O resultado indica que o consumidor continua sua vida normal, indo ao shopping e às compras, e que a crise ainda não é sentida no mercado varejista.

Embora o índice destes primeiros 15 dias de outubro seja puxado pelo movimento do Dia das Crianças, importante data para o varejo, observa-se que mantém alta em relação ao mesmo período de outubro do ano passado. Isso indica que o movimento do mercado continua superior ao de 2007, como vem sendo observado durante todo o ano. Em setembro, por exemplo, o índice mostrou queda de 5% em relação a agosto, mas alta de 3% em relação a setembro de 2007. Portanto este resultado foi mais devido à sazonalidade do que a uma retração geral da economia.

O índice MercadoFlux mostra que nesta primeira quinzena de outubro quem ganhou mesmo foram as crianças e os shoppings de pequeno e médio portes. O movimento comercial dos shoppings de pequeno porte teve alta de 8% em relação a mesma quinzena do ano passado, e o de médio porte 6%. O mercado de shoppings de grande porte ficou positivo em 2%.

O MercadoFlux é um indicador específico do mercado de shopping que indica o grau de desempenho, aquecimento ou movimentação do setor. É desenvolvido pelas empresas IPDM, instituto de pesquisa especializado em mercado de shopping, e Feixe Tecnologia, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores. Informações: www.mercadoflux.com.br.

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