Faber-Castell

ReBrasil abre as portas ao público

22/10/2008 - 00:10
No Brasil e no mundo, ano após ano, políticas e práticas responsáveis ganham espaço dentro de corporações de todos os tipos e tamanhos, que apostam no uso responsável de consumíveis, como é o caso dos cartuchos remanufaturados para impressoras. Trata-se de um setor em ascensão no Brasil que já conta com quase 10 mil empresas de diferentes portes e que geram cerca de 100 mil empregos diretos. O potencial deste setor, suas novidades e tendências são apresentados na ReBrasil 2008, segunda edição do evento, que inclui exposição, palestras e workshops.

O evento é realizado pelo Instituto ReBrasil de Pesquisa e Desenvolvimento para uso Responsável de Consumíveis com o apoio da Abreci (Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras). Além da exposição, onde as empresas apresentam seus últimos lançamentos, produtos e equipamentos em uso no mercado, tecnologias, tendências deste setor e suas crescentes demandas, há as oficinas de workshop. Neste espaço, o visitante se depara com exercícios práticos de recondicionamento, demonstrações de máquinas e de novos equipamentos para remanufatura, procedimentos para o recondicionamento de cartuchos laser e color de última geração e de cartuchos para multifuncionais.

Economicamente viável e, ao mesmo tempo, saudável para o meio ambiente, o uso de cartuchos recondicionados atrai desde consumidores domésticos a grandes corporações, como é o caso do Banco do Brasil, que consome cerca de 120 mil cartuchos por ano. Com a adoção desta prática há 10 anos, a instituição já obteve uma economia de R$ 320 milhões em sua receita. Maurício Ichi, presidente do Instituto ReBrasil, lembra que para fabricar um novo cartucho são necessários nada menos que cinco litros de petróleo.

Questões como qualidade de impressão, preço, segurança e garantia do fabricante pelo produto e a integridade do equipamento pós-uso são algumas das principais dúvidas dos consumidores e que serão amplamente debatidas na ReBrasil 2008. É importante destacar que as empresas idôneas do mercado de recondicionados realizam testes e, portanto, dão plena garantia de seus produtos. Aliás, este é um assunto de fundamental importância para as organizações do setor. A Abreci, por exemplo, tem entre os seus princípios criar e promover critérios de Certificação da Qualidade e empreender ações para ajudar a preservação do meio ambiente.

Outro dado relevante deste mercado é a posição do Brasil neste mercado mundial: o País está entre os 10 maiores recondicionadores mundiais de cartucho para impressora a laser e jato de tinta, em volume físico, ficando atrás dos Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia.

Workshop - programação

• Dia 22 de outubro, quarta-feira:

Tema: Ar nas Cabeças de Impressão
Empresa: TB Acessórios

Tema: Treinamento para Remanufatura de Cartuchos HP P1005 / P1006 / P1505 / M1522
Empresa: TWU e Future Graphics

Tema: Treinamento para Remanufatura dos cartuchos HP Color CM1312 / CP1515 / CP1215 / CM1518
Empresa: TWU e Future Graphics

• Dia 23 de outubro, quinta-feira:

Tema: Dicas para montar uma empresa de Recondicionamento de Cartuchos
Empresa: Magic Laser

Tema: Reciclando o HP CP1215 com segurança
Empresa: Paraí

Tema: Como Remanufaturar Cartuchos para Impressoras HP P1005 / P1006
Empresa: Diamond Brasil

ReBrasil 2008 - Exposição e workshop
De 21 a 23 de outubro de 2008
Local: ITM Expo (Av. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555 - Vila Leopoldina - São Paulo/SP)
Inscrições: gratuita no site www.rebrasil.org

  Mais notícias