Faber-Castell

Luz e Vida lança DVD Smilingüido em libras

12/11/2008 - 00:11
Luz e Vida lança DVD Smilingüido em libras Na noite de ontem, dia 11 de novembro, a editora Luz e Vida, reuniu parceiros, amigos e clientes para fazer o lançamento oficial do novo DVD, “Histórias de Formiga 2”, que traz cinco histórias com a turminha do Smilinguido. A grande novidade desse lançamento é que ele traz exclusiva legenda em Libras (linguagem para deficientes auditivos), para crianças de todas as idades.

O intérprete de Libras é Marco Antônio Arriens, profissional reconhecido internacionalmente. Ele empresta seus dons para as legendas “picture-in-picture”. Para tanto ele utilizou sua experiência de mais de vinte anos para, além de traduzir a linguagem para libras, interpretar todas as emoções passadas por cada personagem. “Esta tarefa no começo foi difícil para mim, pois tinha horas que em um mesmo momento tinham cinco personagens reunidos, sendo cada um com uma personalidade e emoção diferente”, revela o interprete.

Para ele, o esforço é compensado pelo fato de saber que a partir deste novo DVD as crianças com problemas auditivos passam a ter acesso a outros tipos de história, fugindo dos contos tradicionais.

Hoje, a linguagem em Libras - Linguagem Brasileira de Sinais - é a língua de 5,75 milhões de surdos brasileiros, segundo estimativas de IBGE. A Libras é a segunda língua oficial do país, ao lado do Português, pela regulamentação da Lei n.o 10.436, de maio de 2005.

Além disso, as histórias contadas no DVD procuram transmitir valores universais, como amizade e tolerância e estimulam as crianças a viver bem em qualquer situação, a não abandonar os amigos na hora do apuro e a sempre estar junto das pessoas que amamos. Informações: www.luzevida.com.br.

  Mais notícias