Faber-Castell

Diário de um Sonho: 80 anos de sucesso

05/12/2008 - 00:12
Diário de um Sonho: 80 anos de sucesso A época de volta às aulas é muito marcante na vida dos estudantes, que ficam cheios de expectativa diante das mudanças de um novo ano. A memória da vida escolar fica registrada em cada objeto que ajuda a construir o conhecimento e a personalidade de cada um. Há 80 anos, a Tilibra está presente nesses momentos com um companheiro inseparável – o caderno. Afinal, preencher as folhas em branco é construir pouco a pouco a própria história.

Por isso, para contar a trajetória da empresa, nada melhor que a idéia de um diário repleto de lembranças e memórias em torno de um grande sonho. O livro “Typografia Brasil – Diário de um Sonho” mostra a ousadia de João Coube, que em 8 de dezembro de 1928 vendeu sua própria casa e investiu todo o dinheiro em um novo negócio, passando a fabricar cadernos cada vez mais inovadores que hoje trazem a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros, reconhecida internacionalmente.

O prefácio só poderia ser do escritor e amigo, Ignácio de Loyola Brandão, que já citou várias vezes os produtos Tilibra em suas crônicas. Em “Diário de um Sonho”, ele fala sobre o tesouro que o caderno simboliza: “Um caderno é tudo. Vai muito além da sala de aula onde é essencial, por mais informatizada que a sociedade esteja. É o diário do adolescente com seus sonhos e desejos, é o caderno de receitas das avós, o das músicas de nossos pais que escreviam à mão as letras, o do matemático que resolve equações, do geógrafo que anota descobertas, do agrimensor que marca as medidas, do escritor que registra observações, situações, frases, títulos que ocorrem, do poeta que o leva debaixo do braço e, de repente, nele brota um soneto”, escreve Loyola.

Editado em dois idiomas, português e inglês, o livro “Diário de um Sonho” não narra apenas a história de uma empresa, mas das pessoas que ajudaram a construí-la e, de certa forma, foram também formados por ela. Evidencia ainda a união das três gerações de uma família que soube atravessar profundas transformações sociais, políticas e econômicas no Brasil e no mundo.

As lições valiosas para esse sucesso vieram do fundador, que mais tarde tratou de transmiti-las aos filhos e aos netos, como Vinícius Coube, ainda hoje ocupa a presidência. No texto de apresentação da obra, ele lembra que o avô foi um homem à frente do seu tempo: “Era dono de um apurado faro para os negócios e sempre acreditou no seu sonho. Com muito trabalho, honestidade e confiança ‘sem limites’, transformou a Typographia na Tilibra de hoje”, conta. No prefácio, Loyola também ressalta suas qualidades. “João Coube, o fundador, não terminou o curso primário. Por meio dele, milhões estudaram, milhões se fizeram, cursaram primário, secundário, universidades. Há pessoas predestinadas, Coube foi uma delas”, elogia.

As 96 páginas do livro foram enriquecidas por acontecimentos marcantes de cada década, a entrada da Tilibra no Grupo norte-americano MWV, produtos como cadernos e agendas que marcaram época, galeria de troféus e cerca de 100 fotos que registram outras pequenas e grandes conquistas dessa trajetória. Com tiragem de 10 mil exemplares e textos de Maria do Carmo Fortuna, o livro será distribuído para funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes da empresa durante o mês de dezembro.

  Mais notícias