Faber-Castell

IP investe em projetos para transformar as comunidades onde atua

18/12/2008 - 00:12
Com o objetivo de promover transformações na realidade das comunidades onde atua, a International Paper (IP), desenvolve e apóia incitativas voltadas para educação, conservação do meio ambiente e geração de renda. Em 2008, os projetos socioambientais da IP impactaram diretamente cerca de 30 mil pessoas, em parcerias com ONGs, empresas, prefeituras, escolas e outros órgãos governamentais. Ao todo, foram investidos, desde 2003, R$ 22 milhões. No último ano, o investimento foi de mais de um milhão de reais, além do repasse de 1% do imposto de renda da companhia para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Segundo o presidente executivo da IP, Maximo Pacheco, o mundo empresarial tem vivido, nos últimos anos, uma grande evolução dos conceitos de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, que passaram a ser considerados vetores imprescindíveis para o desenvolvimento e sucesso das organizações no médio e longo prazo.

Conheça os principais projetos socioambientais da IP

"Os Guardiões da Biosfera" - Projeto com abrangência nacional
Patrocinado pela IP, o projeto "Os Guardiões da Biosfera" é uma série de filmes de animação desenvolvidos especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando, educadores e alunos, sobre a importância da conservação ambiental e do respeito à natureza. Cada episódio aborda um dos cinco biomas existentes no Brasil, mostrando suas características e apresentando as principais reservas nacionais. Até o momento, a IP já realizou os três primeiros episódios, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado - com incentivo do Governo Federal por meio da Lei Rouanet.

Região de Mogi Guaçu, SP
Na região da fábrica de Mogi Guaçu, SP, a International Paper lançou a sua nova versão do Programa de Educação e Conscientização Ambiental (PECA), realizado pela empresa há 15 anos. O objetivo do PECA é contribuir com a conscientização dos jovens para a importância das questões ambientais multiplicando as ações para professores, pais e comunidade, relacionando a sustentabilidade do negócio da IP com a Conservação Ambiental. Participaram deste programa, em 2008, cerca de mil estudantes, professores e filhos de colaboradores. Em Mogi Guaçu, a IP também promoveu a 33ª edição do Concurso de Redação e a 3ª do Concurso Literário, que incentivam a produção literária, tendo como tema o Meio Ambiente. Ambos os concursos contaram com a participação de 10.000 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio e envolveram cerca de mil professores, coordenadores e diretores das escolas públicas e particulares de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi.

Região de Luiz Antônio, SP
Na unidade de Luiz Antônio, também no interior de São Paulo, a International Paper realizou o seu Programa de Educação e Conscientização Ambiental, para cerca de 2.000 alunos e professores e, além disso, realizou programas que mudaram a realidade da comunidade local. O primeiro deles é o Programa Coleta Seletiva Solidária que tem o objetivo de ampliar e sistematizar a coleta seletiva do município de Luiz Antônio. O trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis teve como resultados a adesão de novos cooperados; implantação de coleta seletiva em 100% da cidade e redução de 40% dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário; além da melhoria na qualidade dos materiais recolhidos ampliando em 20% o valor médio de comercialização.

No projeto Os Guardiões das Águas, o foco é a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos. O projeto destinado a estudantes da rede pública municipal e gestoras do lar, educa por meio de palestras e atividades sobre o consumo consciente da água. Já no Projeto Guardiões do Verde, o objetivo é capacitar adolescentes, dos municípios de São Simão e Guatapará, próximos a Luiz Antônio, para a atividade de viveirista. Durante o ano, foram capacitados 65 adolescentes e produzidas 37 mil mudas de árvores nativas que serão destinadas a reflorestamento.

Região de Três Lagoas, MS
Mesmo com o início das operações da sua Fábrica de Papel previsto para o primeiro trimestre de 2009, este ano, no município de Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul, a International Paper desenvolveu vários programas socioambientais. Dentre eles está o Guardiões: Projeto Nascente, no distrito municipal de Garcias, a cerca de 80 km de Três Lagoas. Em parceria com a Secretaria de Educação do município, o projeto busca desenvolver a conscientização ambiental e a importância da conservação dos mananciais e suas nascentes, trabalhando com um público de 150 crianças e 50 famílias da zona rural. Como resultado, o projeto conseguiu viabilizar a implantação da coleta de lixo no distrito e iniciar a recuperação da mata ciliar do Córrego Oriundiuva, que atravessa a região.

Além dos Guardiões: Projeto Nascente, a International Paper desenvolve outros programas em parceria com a fábrica de celulose, que também é construída na cidade. No pacote de ações está o Programa de Educação Ambiental que conscientizou, por meio de palestras e capacitações 220 professores e 2.000 munícipes de Três Lagoas e Brasilândia, sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Para estimular o desenvolvimento de empresários de micro e pequenas empresas de Três Lagoas e região, com o objetivo de atender a demanda das médias e grandes indústrias, foi criado o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). Ao todo são capacitados 20 micro e pequenos empresários, por meio de programas de capacitação sobre novo momento econômico regional. Informações: www.ipaperbr.com.br.

  Mais notícias