Faber-Castell

Visa traz nova tecnologia antifraude para o Brasil

17/02/2009 - 00:02
A Visa é a primeira empresa da indústria de meios de pagamentos a introduzir no Brasil e na América Latina uma tecnologia antifraude cuja ação ocorre em tempo real.

O Advanced Authorization detecta instantaneamente uma possível fraude e cria indicadores de risco para as instituições financeiras, o que lhes permite aceitar ou recusar uma transação imediatamente. A tecnologia é única, pois permite que as decisões sejam tomadas antes mesmo da realização das compras e por oferecer estratégias de gerenciamento de casos.

“A segurança é uma das principais razões pelas quais milhares de consumidores preferem usar cartões de crédito e débito ao invés de dinheiro e cheque", afirma Alejandro Estrada, diretor geral de Risco da Visa Inc., Região América Latina e Caribe. “A Visa está comprometida em investir em tecnologias inovadoras para combater fraudes e proteger os portadores de cartão. O Advanced Authorization chega para agregar mais uma camada de segurança às transações realizadas no Brasil e América Latina, e permite que o portador de cartão fique mais confiante a cada compra que realize com produtos Visa.”

O Advanced Authorization relaciona padrões de níveis de fraude a comportamentos e transações incomuns, a fim de prevenir e detectar atividades fraudulentas no ato de sua ocorrência. A tecnologia permite que as decisões sejam tomadas no momento da venda. Para isso, analisa constantemente os padrões estatísticos e atualiza esses modelos para criar códigos de nível de risco do cartão.

Esta tecnologia vai um passo além das avançadas redes neurais da Visa, uma tecnologia que já comprovou a sua eficácia para detectar padrões de gastos incomuns ao monitorar as contas individuais com a finalidade de detectar fraudes. O Advanced Authorization melhora ainda mais esta tecnologia ao incorporar atualizações em tempo real. Isso significa que conforme as ameaças e as atividades mudam, a ferramenta se atualiza para buscar novos padrões.

O Advanced Authorization atua instantaneamente, sempre que uma solicitação de autorização é processada pela rede da Visa. Ela avalia os dados de cada portador de cartão durante a compra, calculando tanto o nível de risco do cartão quanto o nível de risco daquele evento, derivado de todas as transações processadas pelo sistema da Visa. Desta forma, se atribui uma pontuação de risco, o chamado score, a cada solicitação de autorização, e, caso sejam detectados e relacionados padrões de comportamento incomuns para aquele evento, atribui-se também um código de condição de risco de conta comprometida. Com essas informações, o banco dispõe de informações para aprovar, referir ou recusar a transação em tempo real ou até investigá-la mais minuciosamente por meio do gerenciamento de casos.

Essa nova tecnologia está disponível para todas as instituições financeiras do Brasil e da Região América Latina e Caribe que participam da rede Visa, e pode ser aplicada a todas as compras realizadas com cartões de débito e crédito da Visa nessa área. Nenhuma mudança na infra-estrutura é necessária, uma vez que a informação é incluída na mensagem de autorização e os bancos podem começar a utilizar o serviço através da contratação de uma assinatura. A tecnologia pode ser oferecida como uma solução pronta para uso através de um serviço complementar opcional chamado VRM (sigla em inglês para Visa Risk Manager ou Gerenciador de Riscos da Visa) onde podem ser definidas regras para tomadas de decisão e geren ciamento de casos em tempo real, nas quais a Visa atuará em nome dos emissores.

A Visa tem liderado a indústria de pagamentos no combate às fraudes e ao roubo de identidades há mais de uma década. A Visa liderou uma série de iniciativas de combate às fraudes e proteção aos consumidores, entre elas, o Verified by Visa, redes neurais de última geração, e o Account Information Security Program (AIS).

  Mais notícias