Faber-Castell

Henkel cresce mais de 10a América Latina em 2008

26/02/2009 - 00:02
Faturamento atinge 780 milhões de euros e aumento de vendas orgânicas da região é o maior do mundo. Relatório de sustentabilidade também é divulgado hoje

A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf Professional, divulgou hoje seus resultados financeiros de 2008 e também o relatório mundial de sustentabilidade. No ano fiscal de 2008, a Henkel na América Latina teve um crescimento em vendas orgânicas de 10,7%, e atingiu 780 milhões de euros. A região ultrapassou o crescimento orgânico da Europa (+3,7%), Estados Unidos (-1,4%) e Ásia (+2,2%). A Henkel Brasil teve um crescimento em vendas de 7% e atingiu 300 milhões de euros, com destaque para as áreas de adesivos industriais e produtos de tratamento de superfícies, seguido pela área de cosmética profissional e de adesivos para o consumidor final e para profissionais.

No mundo, a Henkel aumentou suas vendas em 8,1% para 14,1 bilhões de euros, com contribuição de todas as divisões (adesivos, cosméticos e detergentes). Esse aumento substancial é devido principalmente à aquisição dos negócios de adesivos e materiais eletrônicos da National Starch, ocorrida em abril de 2008. O crescimento orgânico de vendas (ajustado para o câmbio e aquisições/desinvestimentos) chegou a 3%, de acordo com as previsões para o ano.

O lucro operacional ajustado (“adjusted EBIT”) mundial aumentou 9,1%* e chegou a 1,495 bilhão de euros, crescimento devido também à consolidação dos negócios adquiridos da National Starch. Esse resultado foi afetado pelas despesas de reestruturação vindas do programa de excelência global e da integração dos negócios adquiridos da National Starch.

A margem EBIT foi de 5,5%, enquanto a margem EBIT ajustada diminuiu de 10,5% para 10,3%, devido principalmente ao impacto substancial do aumento nas matérias primas das divisões de detergentes e de adesivos. O resultado financeiro de 2008 reflete um ganho de 1,042 bilhão de euros da venda da participação da companhia na Ecolab Inc.

“Mesmo com um ambiente econômico difícil, nós mantivemos nossa boa posição em 2008. Mais uma vez, todas as nossas divisões de negócio conseguiram ultrapassar os seus respectivos mercados, com nossas operações nos mercados emergentes fazendo uma contribuição particularmente forte”, disse Kasper Rorsted, presidente mundial da Henkel. “Sabemos que 2009 não será um ano fácil e é difícil prever como a economia vai reagir. De qualquer forma, nós estamos bem preparados e confiantes que sairemos fortalecidos desse ambiente econômico difícil”, disse ele.

Hoje também foi divulgado o relatório mundial de sustentabilidade da Henkel de 2008, em conjunto com o relatório financeiro. Essa medida reforça a importância que a empresa dá à sustentabilidade e à responsabilidade social corporativa. “Estamos convencidos de que nosso foco contínuo em sustentabilidade irá ajudar a aumentar o valor de longo prazo de nossa companhia. Em tempos econômicos desafiadores, é mais importante do que nunca entender que desenvolvimento sustentável é uma oportunidade”, completou Rorsted. A íntegra do relatório de sustentabilidade em inglês pode ser acessada em www.henkel.com/sustainability

*Antes da amortização no período, relativo ao preço de compra da National Starch (“purchase price allocation”)

  Mais notícias