Faber-Castell

Expectativas dos empresários do comércio se deteriora

05/03/2009 - 00:03
Expectativas dos empresários do comércio se deteriora O IFECAP (Índice FECAP de Expectativas nos Negócios) registrou em fevereiro 107,09 pontos, queda de 7,61 pontos em relação ao mês anterior, quando havia registrado 114,70 pontos. Esse é o nível mais baixo de toda a série histórica, iniciada em fevereiro de 2004.

O aumento no desemprego e nos níveis de inadimplência, por um lado, e a alta das taxas de juros, por outro, são reflexos na economia brasileira da crise internacional que contribuem para explicar o resultado tão adverso. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o IFECAP apresentou queda de 17,33 pontos, acumulando nove baixas consecutivas.

Quanto ao porte das empresas, a queda no IFECAP, na comparação com janeiro, é puxada pelas micro e pequenas empresas (baixa de 11,54 e 10,10 pontos, respectivamente). Sob a ótica regional, a queda é mais sentida no interior (-9,47 pontos) que na capital (-4,59 pontos).

O IFECAP é calculado mensalmente pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. O índice é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas bem como da avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas para os próximos três meses.

  Mais notícias