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Suzano Papel e Celulose bate recorde de vendas de papel em 2008

26/03/2009 - 00:03
Suzano Papel e Celulose bate recorde de vendas de papel em 2008 A Suzano Papel e Celulose, uma das principais produtoras integradas de celulose e papel da América Latina, teve recorde de vendas de papel em 2008. Foram comercializadas 1,2 milhão de toneladas de papel contra 1,1 milhão de toneladas do produtos em 2007. Apenas no mercado externo, os volumes cresceram 10,3% e atingiram 504 mil toneladas ao longo do ano ante 457 mil toneladas no ano anterior.

“Apesar de ter alienado sua participação de 50% nas unidades de Limeira e Cubatão, que representaram vendas de aproximadamente 48 mil toneladas em 2007, as vendas de papéis de imprimir e escrever e papelcartão no mercado doméstico foram de 658 mil toneladas, garantindo à empresa a liderança nacional em ambos os segmentos”, explica André Dorf, diretor de relações com investidores da Suzano.

No Brasil, o consumo de papéis para imprimir e escrever cresceu cerca de 7% em 2008. A demanda do mercado interno por papéis de imprimir e escrever não-revestidos cresceu 3,2%, enquanto o segmento de revestidos registrou alta de 17% em razão da forte demanda das editoras e gráficas promocionais. Para a Suzano, esse cenário de crescimento refletiu em vendas 5,6% superiores na linha de não-revestidos e 9,4% na linha de papéis revestidos.

O contexto global no setor de papel foi marcado por elevação de preços internacionais, provocada principalmente pela consolidação e racionalização da produção na América do Norte e Europa Ocidental, principais mercados consumidores. Em contrapartida, a Ásia continuou concentrando os principais projetos de expansão de capacidade. Ao longo do ano, foram implemtnados aumentos de preços em todas as regiões, resultando em um preço médio, em dólar, superior em 7,7% ao registrado em 2007. “Assim, mantivemos os preços em reais nos mesmos patamares do ano anterior, apesar da valorização do Real”, afirma Dorf. Em 2008, as vendas para a América Latina representaram 41% das exportações de papel, contra 23% da Europa, outros 21% da América do Norte e 15% no mercado asiático.

Outro destaque da Unidade de Negócio Papel foi o mapeamento de processos comerciais e logísticos ocorrido no âmbito do Projeto Visão, que busca melhorar o nível de serviços prestados aos clientes. A iniciativa tem como foco o balanceamento de estoques, a ampliação da eficiência logística e o planejamento da produção, principalmente para o mercado externo.

Os novos produtos Report com tecnologia Colorlok; Carbono Zero e TP Pharma - já respondem por 16% das vendas da Suzano que, também no ano passado, fechou uma parceria na Europa para a produção do primeiro envelope do mundo certificado pelo FSC. Esses resultados reforçam a estratégia da empresa de que para passar pela atual crise financeira é preciso apostar em inovação.

“Tivemos em 2008 mais um ano de superação, apesar das oscilações do cenário. Seguiremos mantendo nossas relações de qualidade para que possamos crescer motivados e em linhas com nossos planos estratégicos e nossa atuação sustentável”, conclui Antonio Maciel Neto, presidente da Suzano.

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